Virada Cultural terá mais de 1 mil artistas se apresentando na Praça 22 de Agosto no fim de semana

Evento acontece sábado (19) e domingo (20) em celebração ao aniversário da cidade e aos 100 anos de cacau em Linhares sempre a partir das 16h

0
1236
Foto: Prefeitura de Linhares

A Praça 22 de Agosto, marco da história de Linhares, localizada na Rua da Conceição, no Centro, será tomada por artistas de diversos segmentos neste final de semana com a Virada Cultural em comemoração aos 217 Anos de Linhares e aos 100 Anos de Introdução da Atividade Cacaueira no Município. Aproximadamente 1.500 artistas se apresentarão em diversos pontos da praça.

Dança, teatro, artes plásticas, música, literatura e demais atividades culturais estarão representadas no evento, que de acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Linhares, Ivan Salvador, seguirá um novo formato que dividirá a praça, em espaços diferentes com apresentações simultâneas e um palco livre onde o artista que não conseguiu se inscrever poderá mostrar o seu talento. Além destes espaços, que vão desde a Biblioteca Pública Municipal, até o Teatro Nice Avanza, a Virada Cultural contará com apresentações de Le Parkour, parque de diversões, área gastronômica – realizada por entidades filantrópicas do município, exposição de artesanatos e feira de produtos originados do cacau.
“A Virada Cultural tem o único objetivo de valorizar os artistas locais e oportunizar acesso a cultura de qualidade a toda população de Linhares, mostrando nossa produção e incentivando os novos talentos que surgem no cenário cultural e artístico da cidade”, destaca Salvador, que confirmou ainda 48 bandas musicais confirmadas na Virada.
A programação que celebra o aniversário de Linhares tem o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), que tem sua sede na Praça 22 de Agosto, antiga Casa da Câmara e, durante a Virada Cultural, será o ponto de apresentação das atividades da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Confira abaixo, a programação da Virada Cultural.

Programação das comemorações pelos 217 anos de Linhares e 100 Anos de Cacau:

Dia Nacional do Campo Limpo
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 09h
Local: Central de recebimentos de embalagens em Rio Quartel

Plantio Cacau 100 anos em Linhares
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 16h
Local: Praça 22 de Agosto – em homenagem aos pioneiros do cacau no município

Abertura da Exposição de Artes “Cacau & Linhares”
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 18h30min
Local: Centro Cultural Nice Avanza

Lançamento do Livro “Cacau do Plantio a Colheita”
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário: 18h40min
Local: Centro Cultural Nice Avanza

Momento Cultural
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 18h50min
Local: Centro Cultural Nice Avanza

Lançamento do Selo “100 anos do Cacau em Linhares”
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 19h
Local: Centro Cultural Nice Avanza

Premiação do 1º Concurso Municipal de Qualidade da Amêndoa de Cacau
Data: 18 de agosto – sexta-feira
Horário 20h
Local: Centro Cultural Nice Avanza

Passeio Ciclístico “100 Anos do Cacau em Linhares”
Data: 19 de agosto – sábado
Horário: 08h30min
Local: saindo Praça 22 de Agosto passando pelas ruas e bairros da cidade

Virada Cultural
Data: 19 e 20 de agosto – sábado e domingo
Horário: das 16h às 22 horas
Local: Praça 22 de Agosto
Todos os espaços da Praça serão tomados por artistas de diversos segmentos: teatro, música, artes plásticas, dentre outros.

Volta da Lagoa Juparanã
Data: 20 de agosto – domingo
Horário: saída às 6 horas – chegada prevista para 12h no mesmo local
Local: Lagoa Juparanã – Três Pontas
Durante a volta, teremos um dia de lazer na lagoa, com frescobol, futevôlei, caiaque e stand-up. O evento contará com a participação das prefeituras de Rio Bananal, Sooretama e Linhares.

Camerata do Sesi
Data: 21 de agosto – segunda-feira
Horário: 19h30min
Local: Rua da Conceição

Desfile Cívico – tema “Cacau 100 Anos”
Data: 22 de agosto – terça-feira
Horário: 08h
Local: Avenida Governador Lindenberg
Com apresentação das bandas marciais – Pabline Grobério Nali (Cooperativa Educacional de Linhares), do Marília de Rezende Scarton Coutinho e Olímpio Bezerra, juntamente com as escolas da sede e interior de Linhares, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Faceli, Projetos Meninos da Terra, Associação Pestalozzi e Grupo Afrozumba.

Grupo Afrozumba
Data: 22 de agosto – terça-feira
Horário: 16h
Local: Residencial Jocafe

Apresentação teatral – “Cacau & Linhares” – Colégio Cristo Rei
Data: 25 de agosto – sexta-feira
Horário: duas sessões para escolas da rede municipal – 09h e 15 horas
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras

Caminhão da EDP Brasil com o “Energia da Língua Portuguesa sobre rodas”
Data: 24 a 27 de agosto
Local: Rua da Conceição
A EDP Brasil estará na cidade com o “Energia da Língua Portuguesa sobre rodas”, uma mostra aberta ao público, que contará com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui