Cacau 100 Anos: premiação do 1º. Concurso de Qualidade de Amêndoas de Linhares acontece sexta (18)

Evento é parte das comemorações dos 217 Anos de Linhares e será realizado no Centro Cultural Nice Avanza

0
1552

Linhares é responsável por cerca de 90% da produção de cacau do Espírito Santo, produzindo o fruto com características especiais, devido às condições ambientais em que a cultura se desenvolve, o sistema Cabruca – cultivo do cacau consorciado com mata nativa com elevado nível de sustentabilidade. Estas características diferenciadas fizeram com que o município conquistasse a Indicação Geográfica (IG) do cacau, reconhecimento atestado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), desde 2012. E neste ano, em que a cidade comemora 217 anos, outra comemoração também é registrada: os 100 Anos da Introdução da Atividade Cacaueira no Município.

Para a comemoração dupla, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), realiza o 1º. Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau, que nesta sexta-feira (18) conhecerá seus finalistas e premiará a melhor amêndoa do município.

A demanda mundial por amêndoas para a produção de chocolate abre perspectivas promissoras para as lavouras de cacau de Linhares, este foi um incentivo para promover e valorizar produtores do fruto, com esta primeira edição do evento. Além disto, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o concurso tem a meta de alcançar a profissionalização dos produtores na pós colheita do cacau, estimular o desenvolvimento da capacidade das propriedades produtoras em encontrar, avaliar e produzir cacau de qualidade, além de promover nacionalmente o cacau capixaba de qualidade. “É com iniciativas como esta que Linhares vê a oportunidade de sobressair no comércio da matéria prima do chocolate tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo”, destaca Fiorot.

O processo de avaliação do concurso se deu inicialmente pela avaliação das amêndoas através do uso de métodos padronizados na prova de corte pelos classificadores de cacau da CEPLAC/GERES. As sete melhores classificadas foram encaminhadas para a fábrica de chocolate da Ceplac/Ilhéus (BA), que realizou o processamento de fabricação com cada uma amostras selecionadas e que serão avaliadas por um júri especializado através da análise sensorial na prova de degustação do chocolate produzido, onde será determinado o vencedor do concurso.

O corpo de jurados escolhido para a tarefa de classificar as amostras de amêndoas será composto por Albertus Bernardus Eskes, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad); Adriana Reis, bióloga, mestre em genética e biologia molecular e Gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Neyde Alice Belo Pereira, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Os especialistas irão avaliar características físico-químicas e testes sensoriais – que incluíam até a prova degustativa do chocolate produzido com amêndoas das propriedades participantes. Os três primeiros colocados serão anunciados em evento no mês de agosto e ganharão troféu personalizado, além de prêmio surpresa para o grande vencedor.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui