Desde o início da tarde desta segunda-feira (14), grandes filas se formaram no estacionamento e também na porta de entrada de dois supermercados que possuem terminais de banco 24h em Colatina, região Noroeste do Estado. Tudo, para sacar o dinheiro de indenização da Samarco pelo interrompimento do abastecimento de água na cidade após a tragédia em Mariana (MG), em 2015.
Teve morador que informou ter chegado por volta de 8h e desde o início da tarde não conseguiu sacar o dinheiro que tem direito.
A indenização faz parte do Programa de Indenização Mediada (PIM) da Fundação Renova, criada para gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação Renova informou que houve um problema no abastecimento de dinheiro dos caixas, mas já acionou a empresa responsável para fazer a reposição. Além disso, disse que já foram entregues cerca de 55 mil cartões a aproximadamente 70 mil pessoas que já foram atendidas pelo programa. A expectativa é de atender cerca de 100 mil pessoas, no cadastramento que vai até o mês de outubro.
LOCAIS PARA SACAR O DINHEIRO
De acordo com a Renova, existem quatro caixas 24h habilitados para o sacar a indenização. Eles estão localizados em dois estabelecimentos no Centro: um no supermercado e outro na lanchonete BeeriNight, na Avenida Angelo Giuberti; e mais dois locais no bairro São Silvano, um supermercado e na loja de conveniência do posto de combustível Zam.
AGENDAMENTOS
Os agendamentos podem ser realizados por meio do 0800 031 2303. A ligação é gratuita. Com apenas uma reunião, o morador poderá fechar o acordo e sair com o cartão em que será creditado o valor da indenização. O pagamento é realizado em até 90 dias a partir da assinatura do termo de conciliação.
QUEM TEM DIREITO?
Pessoas que moravam nas cidades/distritos em que a distribuição de água potável ficou suspensa por mais de 24 horas seguidas, em novembro de 2015.
VALOR DA INDENIZAÇÃO
A indenização, de acordo com a Renova, foi definida considerando o período de dias em que a cidade ficou sem o serviço de abastecimento e distribuição de água e o valor médio das contas de água da população.
O valor é de R$ 880,00 por pessoa, com acréscimo de 10% para vulneráveis. O valor recebido pelo morador não tem descontos.
O impactado pode aderir ao programa por conta própria, ou se preferir, pode ser acompanhado de advogado ou assistido por defensor público. No momento em que o morador assina o Termo de Conciliação, ele recebe um cartão e, em até 90 dias, será realizado o pagamento da indenização.
Gazeta Online