Virtual candidato à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) causou saia justa em evento do PEN (Partido Ecológico Nacional), no Rio, para selar a intenção de filiar-se ao partido com vistas à disputa de 2018. O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais e chegou a pico de audiência de 20 mil espectadores simultâneos.
Bolsonaro iniciou o discurso dizendo que o evento marcaria o início de um relacionamento com o partido, mas não significaria um acerto definitivo ainda. O PEN deve passar a se chamar Patriotas.
“Hoje não será um casamento e nem vamos marcar a data para esse casamento. O que está em jogo é o futuro do país. Perco a eleição, mas não perco o caráter, não perco as calças. Não estou no meio de santos, mas não farei conchavo com o diabo”, disse Bolsonaro.
Ele surpreendeu plateia e assessores ao condicionar a filiação à retirada de ação movida pelo PEN no STF contra o entendimento de permitir prisões de pessoas condenadas em segunda instância. ”A gente não pode entrar numa possível campanha presidencial sendo atacado como o partido que enterrou a Lava Jato”, disse.
Apesar da crítica, o presidente do PEN, Adilson Barroso, chamou Bolsonaro de “presidente” e defendeu a ação. “Respeito e até agradeço ao deputado por me alertar sobre essa interpretação, mas minha intenção foi outra. A ação poderia beneficiar injustamente alguns alvos da Lava Jato, mas evitaria que milhares de pessoas fossem presas injustamente e depois fossem libertadas porque, ao final, decidiu-se pela absolvição.”
Agência Folhapress