Com as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última segunda-feira (16), muitos comércios não funcionaram e outros tiveram baixa nas vendas. Por conta disso, a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) estimou que o prejuízo pode chegar, em média, a R$ 20 milhões de perdas no faturamento do dia no comércio e serviços.
A queda no movimento das lojas por conta das fortes chuvas é de cerca de 60%, variando de acordo com a localização do comércio. Mas o fato é que, em média, todos foram atingidos pela queda no fluxo de pessoas circulando diante de uma situação como essa.
A estimativa leva em conta os sete municípios da Grande Vitória e considera também três municípios da Região Serrana bastante atingidos pelas chuvas, como Alfredo Chaves, Domingos Martins e Marechal Floriano.
A entidade ressaltou ainda que, além da perda do faturamento causado pela queda na movimentação de pessoas, o excesso de chuvas prejudicou o deslocamento de funcionários e com isso muitas lojas não conseguiram funcionar normalmente. Além disso, muitos comerciantes tiveram suas lojas afetadas com inundações e perda de mercadorias. Dessa forma, os prejuízos causados podem ir além do estimado pelo faturamento.
Folha Vitória