Por causa da estiagem dos últimos anos, o nível de água da Lagoa Nova, uma das maiores de Linhares, no Norte do Espírito Santo, chegou a recuar quase 150 metros. O rio Bananal é o responsável por abastecer a lagoa, mas secou e a água não chega mais à lagoa.
“Isso ocorreu em 2010, devido ao rompimento da barragem e depois baixou o nível uns 50 metros. Depois de 2010, veio a crise hídrica, que também contribuiu e fez recuar uns 150 metros”, contou o morador Nelson Serafim.
Triatleta, o empresário Juliano Paiva mudou-se para Linhares há dois anos e, mesmo nesse período, já percebeu a diferença. “Toda semana, a gente está aqui, então, vai percebendo que o nível da lagoa está baixando, a olho nu. Toda semana baixa um pouquinho”, falou.
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Rio Bananal, Sidnei Saiter, explicou que a pouca água do rio Bananal é usada antes de chegar à lagoa.
“Os produtores estão captando essa água e a gente também precisa dela para abastecer a cidade. Então, como chove pouco, não tem como ela chegar até a Lagoa Nova”, disse.
Há três anos, o Norte do Espírito Santo tem passado por um dos períodos mais longos de seca. Apesar da previsão de chuva, quem mora na região sabe que é preciso que cada um faça sua parte.
“Nós aproveitamos a água que usa para lavar roupa e usamos para lavar uma escada para molhar a horta”, contou o meeiro Paulo Barbosa.
G1 ES