O turismo no Espírito Santo cresceu e se desenvolveu nos últimos meses. É o que apontam os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados nesta terça-feira (17).
No levantamento, feito em 12 estados, o Espírito Santo aparece como o único estado a crescer em atividades turísticas em julho e agosto de 2017. O estudo mostra que as atividades capixabas cresceram 1,2%. Já os outros 11 estados pesquisados aparecem com dados negativos: Pernambuco (-8,5%), Rio de Janeiro (-7,4%), Ceará (-6,8%), Santa Catarina (-6,1%), Goiás (-5,9%), São Paulo (-3,9%), Rio Grande do Sul (-3,1%), Paraná (-1,2%), Bahia (-0,7%), Distrito Federal (-0,4%) e Minas Gerais (-0,1%).
Se comparada ao mesmo período do ano passado, agosto de 2016, a pesquisa mostra um crescimento de 11,1% das atividades turísticas do Espírito Santo. Nessa comparação outros estados aparecem com dados positivos, entretanto, o Espírito Santo permanece no topo dos estados que mais cresceram no setor.
“O resultado deixa a gente muito feliz e se torna um incentivo para desenvolvermos cada vez mais o turismo capixaba. Os dados positivos da pesquisa são reflexos de um trabalho contínuo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na gestão, na divulgação e na promoção do Espírito Santo”, afirmou a subsecretária da Setur, Simone Modolo.
Simone destacou o trabalho de cooperação entre todos para o resultado. “A participação do Espírito Santo em feiras e a parceria com agentes e operadoras de viagens, imprensa, blogueiros de viagens e todo o trade turístico fazem resultados assim aparecerem. Um trabalho de formiguinha”, completou.
Governo do ES