O motorista do Espírito Santo deve começar a tirar a versão da carteira de habilitação no celular a partir de 1º de fevereiro de 2018. Esta é a data que o Detran-ES anunciou para o início da implementação da CNH digital, no estado.
O Ministério das Cidades informou que o documento digital tem a mesma validade jurídica que a habilitação impressa. No entanto, o documento digital não é obrigatório. Quem quiser continuar usando a CNH tradicional, de papel, estará liberado.
Para ter acesso à versão da CNH no smartphone o motorista precisa baixar um aplicativo na loja virtual do celular e ter o novo modelo da CNH, com QRCode. Essas novas habilitações começaram a ser emitidas em maio de 2017.
Após o download, o condutor precisa escolher entre o certificado digital, realizando todo processo via internet ou fazer o cadastro em um posto do Detran.
Além disso, é necessário se cadastrar no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Depois disso, basta ‘logar’ no celular escolhido pelo usuário.
Agentes de trânsito
Os agentes de trânsito poderão confirmar as informações e a autenticidade do documento através da assinatura com certificado digital do Detran ou através da leitura do QRCode.
Internet
Os usuários não precisarão de internet para acessar o documento. Apenas uma senha de quatro números.
Vantagens
Para o Ministério das Cidades, o documento vai trazer maior mobilidade, praticidade e comodidade. Além disso, a CNH Digital permite fácil validação eletrônica, recuperação do documento e maior durabilidade.
Segurança
Em casos de roubou ou perda do celular com a CNH digital, o motorista vai precisar bloquear o documento pelo Portal de Serviços do Denatran ou em um posto do Detran.
G1 ES