Abertas 3,5 mil vagas para CNH Social; veja como se inscrever

0
240

As inscrições para a primeira fase do programa que oferta carteira de habilitação de graça no ES foram abertas nesta terça-feira (1) às 15h

CNH. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

As inscrições para a primeira fase do programa CNH Social serão abertas às 15h desta terça-feira (1) de forma online, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran).

Serão distribuídas gratuitamente 7 mil carteiras, em duas fases, sendo nesse primeiro momento 3,5 mil vagas. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 21 de abril. Ainda não foi divulgada a data da segunda etapa.

As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta)

Dentro do programa CNH Social, o governo do Estado também oferta cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho. Neste ano, esses cursos foram ampliados.

Foram incluídos os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino, para atender as demandas dos Centros de Formação de Condutores.

Como se inscrever?

Os interessados na CNH Social deverão acessar o site Detran-ES, entrar no banner ou no botão do programa “CNH Social” na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro).

Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).

Como é realizada a seleção dos candidatos?

A seleção é realizada de forma eletrônica, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando os seguintes critérios:

  • Menor renda per capita;
  • Maior número de componentes no grupo familiar;
  • Candidatos com Ensino Fundamental completo;
  • Beneficiário do Bolsa Família;
  • Data e hora de inscrição

Como as vagas são distribuídas?

  • 40% para a primeira habilitação (A ou B);
  • 20% para a Adição de Categoria A ou B;
  • 40% para a Mudança de Categoria D ou E.

O programa também reserva 5% das vagas para Pessoa com Deficiência (PCD).

O que é gratuito durante o processo?

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente.

O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos:

Captura biométrica na agência do Detran|ES;
Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES;
Exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
Três reprovações, seja na prova teórica ou prática;
Duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, contudo apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito).

Cursos especializados

Além da habilitação, os beneficiários do programa poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece cursos especializados condutores a fim de profissionalizá-los e atualização para condutores profissionais.

São oferecidos são seguintes cursos:

  • Transporte de Produtos Perigosos
  • Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros,
  • Transporte de Carga Indivisível
  • Transporte de Veículos de Emergência
  • Instrutor de Trânsito (novo)
  • Diretor Geral (novo)
  • Diretor de Ensino (novo)

Confira os prazos:

  • Inscrições: 1º até 21 de abril
  • Corte do Cadastro Único: 1º de março
  • Resultado dos Selecionados: 06 de maio
  • Matriíula dos Selecionados: 06 até 20 de maio
  • Lista Única de Suplentes: 07 de julho

Folha Vitória