
A população linharense já pode ajudar a elaborar o orçamento do Município para o ciclo 2026-2029. A secretaria municipal de Finanças e Planejamento dá início à pesquisa popular para que os cidadãos ajudem a escolher as áreas e programas prioritários que vão fazer parte do PPA (Plano Plurianual) do ciclo 2026-2029.
A secretaria disponibilizou um formulário online para que as pessoas façam as suas sugestões. Basta acessar o link: http://ppa.linhares.es.gov.br A página ficará disponível até o dia 16 de outubro e qualquer pessoa poderá preencher e participar.
De acordo com o secretário municipal de Finanças e Planejamento, João Carlos Souza Filho, a criação desse documento colaborativo online é uma forma de ampliar a democratização do Orçamento, permitindo que qualquer cidadão opine sobre o tema.
“É uma solução simples que dá voz ao cidadão de todas as regiões de Linhares. Assim, independente de onde ele mora, será possível fazer sugestões e indicar o caminho que o Município deve tomar no orçamento dos próximos três anos”, afirma.
Como o próprio nome indica, o PPA (Plano Plurianual) delimita as metas e prioridades do Poder Executivo Municipal para os próximos anos fiscais e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Por isso mesmo, a participação popular é fundamental, pois é o momento para que o cidadão aponte aquilo que considera prioritário.
Para isso, o formulário se debruça sobre 9 eixos estratégicos, que são: Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde; Segurança e Defesa Social; Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade; Desenvolvimento, Mobilidade e Infraestrutura Urbana; Assistência Social, Inclusão e Cidadania; Gestão e Desenvolvimento Institucional.
Em cada um deles, os participantes poderão escolher as opções que acham mais relevantes para o desenvolvimento do Município, além de poder fazer outras sugestões relacionadas.
PRÓXIMOS PASSOS – A consulta online é uma forma de ampliar a participação popular na construção da PPA (Plano Plurianual), mas não substitui as demais etapas que tradicionalmente ocorrem na elaboração do projeto de lei.
Tanto que, no próximo dia 17 de outubro, às 18 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Linhares, a secretaria municipal de Finanças e Planejamento realizará uma audiência pública para retomar a discussão sobre a composição do orçamento do ciclo 2026-2029.
A audiência será realizada de forma presencial e online pelo YouTube (o link será disponibilizado em breve) da Prefeitura de Linhares, uma oportunidade para que a população que não participou dessa primeira etapa da consulta seja ouvida antes do encaminhamento do documento para a Câmara Municipal.
Também é o momento para aprofundar os debates e tirar dúvidas. “A participação popular torna a LDO mais transparente e queremos estimular mais e mais o linharense a fazer parte das discussões que vão construir o amanhã da nossa Linhares”, acrescenta João Carlos.
Prefeitura de Linhares











