Porto de Vila Velha: ferrovia deve ampliar volume de cargas em 5 milhões de toneladas

A informação foi repassada nesta segunda-feira (23), durante a inauguração de obras realizadas no complexo portuário de Vitória e Vila Velha

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Foto: Gabriel Lordêllo

A revitalização do sistema ferroviário localizado no interior do Porto de Capuaba, em Vila Velha, deve aumentar o volume de cargas escoado pelo terminal portuário em até 5 milhões de toneladas.

A informação foi repassada nesta segunda-feira (23), durante a inauguração de obras realizadas no complexo portuário de Vitória e Vila Velha, que contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do governador Renato Casagrande (PSB) e do vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB).

A previsão é que a estrutura possa ser utilizada já a partir de outubro e, com isso, seja criada uma nova rota logística com a região Centro-Oeste do Brasil, com trilhos que passam de Goiás, Triângulo Mineiro e Espírito Santo.

Para o ministro Silvio Costa Filho, as obras são fundamentais para a ampliação da competitividade da atividade portuária do Espírito Santo.

“Viemos hoje a este porto que se tornou uma referência para o Brasil, entregar um conjunto de obras e investimentos na obra de R$ 180 milhões, fundamental para ampliarmos a competitividade do porto, para que ambas a logística e as operações continuem crescendo”, disse.
Ainda segundo ele, as atividades portuárias no Espírito Santo tiveram um crescimento de 30% no primeiro semestre de 2024, no setor de contêineres, o aumento foi ainda maior, de 33%. E a ferrovia, segundo ele, ajudará ainda no escoamento da produção interna dos portos capixabas.

Apesar do otimismo em relação à Vports, único porto privado do Brasil, Filho diz acreditar no equilíbrio entre os serviços públicos e privados e que não há previsão de privatização de outros estabelecimentos portuários.

“Não. Nesse momento temos seis docas, com seis portos públicos, e um dado importante: esses seis portos públicos tiveram também no primeiro semestre um crescimento de 18%, um exemplo é o Porto de Santos, que esse ano vai crescer 10% em média. Então, isso vem se revelando uma agenda importante, precisamos equilibrar o público e o privado”, afirmou.

Aumento da produtividade e desafios logísticos

De acordo com a VPorts, a nova estrutura pode ainda aumentar o volume de cargas escoadas pelo porto, de aproximadamente 9 milhões de toneladas esse ano, para 16 milhões até 2029.

A nova estrutura será utilizada, inicialmente, para o transporte de fertilizantes e farelo de soja.

“Essa capacidade nos possibilita aumentar em 80% a movimentação aqui no porto. Tanto de granéis sólidos, farelo de soja, fertilizantes. O setor cafeeiro também será beneficiado. Então, existe uma série de melhorias”, disse o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.

E por falar no setor cafeeiro, o diretor-presidente da Vports também relatou que o segmento, além do de rochas ornamentais, também terão melhorias com as reformas no setor portuário.

Esse anúncio chega após pouco mais de dois meses da publicação de uma carta aberta de empresários dos dois setores contra o que classificaram como “apagão logístico” nos serviços portuários no Espírito Santo.

“Estamos muito próximos dos setores, pois são nossos clientes. Procuramos por soluções alternativas, como o café ensacado, o granito em bloco. É claro que sabemos que os desafios logísticos enfrentados hoje em dia são muito mais fora do Estado do que realmente no Porto de Vitória”, afirmou. Serrão.

Serviços de dragagem

Ao todo, as obras de revitalização dos portos somaram um investimento de R$ 180 milhões. Para a segunda fase dos projetos de renovação, haverá os serviços de dragagem nos portos de Vitória e Barra do Riacho, em Aracruz.

O projeto prevê investimento de R$ 26 milhões. Para Vitória está previsto um volume de dragagem de 280 mil metros cúbicos. Já para Barra do Riacho, serão 350 mil metros cúbicos.

“Estamos fazendo a última campanha de manobra, para validar nosso canal de acesso sem nenhum tipo de restrição. Essa é uma dragagem de manutenção para continuarmos operando com capacidade máxima. Já em Barra do Riacho, como foi comentado, é uma área de crescimento do nosso Estado, estamos fazendo os estudos para saber como poderemos aproveitar os 500 mil metros quadrados da região”, afirmou Serrão.
Além das obras, a Vports também anunciou que o cais comercial Armazém 2, localizado no porto em Vitória, será ocupado pela empresa Vix Shore.

Ampliação do serviço de contêineres

O governador Renato Casagrande afirmou que os próximos passos para o serviço portuário no Estado estão ligados a expandir o corredor centro-oeste, fortalecendo os laços de importação e exportação com a região.

Além disso, Casagrande também relatou que é necessário aumentar as operações de contêineres no porto.

“O ministro está nos apoiando para ampliarmos as operações de contêineres no nosso porto. Aqui temos apenas um operador, é importante que busquemos ampliar, seja com a empresa atual, com uma nova empresa, porque isso também faz frente à exportação de café, de pedras ornamentais, então é um passo importante para articularmos junto ao ministério. Isso é fundamental para aumentarmos a capacidade de exportação desses produtos”, afirmou.


Obras concluídas
Revitalização da ferrovia do Porto de Capuaba;
Reforma estrutural do berço de atracação 206 PaulPeiú;
Reforma estrutural do berço de atracação 905 Paul/Gosa;
Reforma dos armazéns graneleiros do Terminal de Cereais de Capuaba (Silos horizontais);
Substituição dos cabeços de amarração nos berços 201 e 202;
Revitalização e reforma dos cinco armazéns;
Projeto executivo de acesso à Capuaba.

Folha Vitória