
Dois dias após a disparada no preço do petróleo causada por ataques a instalações petrolíferas na Arábia Saudita, a Petrobras anunciou, nesssa sexta-feira(18), reajustes nos preços da gasolina e do diesel. O preço de venda da gasolina nas refinarias da estatal vai subir 3,5%, ou R$ 0,0596 por litro. Já o do diesel terá alta de 4,2% (R$ 0,0916 por litro). Os novos valores entram em vigor nesta quinta-feira (19).
O valor cobrado pela estatal na venda de gasolina equivale a cerca de 30% do preço final. No caso do diesel, o valor de venda da empresa equivale a 50% do preço de bomba.
Procurada, a assessoria do Sindicato do Comércio Varejista dos Postos de Combustíveis do Espírito Santo (Sindipostos-ES) informou que “o reajuste da gasolina pela refinaria (Petrobras) e o seu impacto no preço ao consumidor dependerá de como este reajuste se comportará ao longo da cadeia: da refinaria para as distribuidoras e das distribuidoras para os postos. Esses impactos podem, inclusive, variar conforme a região, dependendo da política de preços das distribuidoras e da concorrência local entre os postos”.
Disse ainda que “a flutuação do preço do combustível na refinaria é, sem dúvidas, muito importante, mas não é determinante e nem tem reflexo imediato nas bombas”, afirmou.
Tribuna Online