A Desportiva Ferroviária será o segundo time a representar o Espírito Santo na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. O time bateu o Linhares pelo Capixabão Sub 20 por 6 x 0 e chegou à final da competição, garantindo assim a vaga no torneio nacional. O adversário será o Serra, que também garantiu vaga.
No jogo de ida que aconteceu, em Jaguaré, a Locomotiva havia vencido a partida pelo placar de 1×0. Para partida de volta uma simples vitória ou empate já classificava a equipe para a final do Capixaba Sub 20 e vaga direta na Copinha.
Ainda no começo da partida, aos 4min, a Desportiva abriu o placar com Max, de cabeça, em falta cobrada. Minutos depois parecido com o primeiro gol, Rafael marcou o segundo em bola sobrada na pequena área. Já no final do primeiro tempo, Vinicius debaixo da trave fez o terceiro gol da partida em assistência de Welisson.
Na segunda etapa, a Locomotiva não deu brecha e partiu pra cima da Coruja atrás de mais gols. Aos 10 min, Vinicius marcou seu segundo gol da partida em assistência de Marquinhos. Querendo mais, a Desportiva fez o quinto com Dodô, em contra-ataque puxado por Erich, que vinha fazer o sexto em dividida com o goleiro e decretar a vitória grená.
O treinador da Desportiva Ferroviária, Marcelo Henrique de Aguiar, avaliou a partida de volta, que decretou a classificação da equipe grená na final da competição e vaga conquistar no maior torneio de base do mundo.
“Eu já esperava que eles fizessem uma boa partida porque o jogo, em Jaguáre, eles se comportaram muito bem. O placar de 1×0 lá foi um resultado razoável porque poderia ter tido mais pelas oportunidades criadas. Estava visível o empenho, a dedicação, humildade, com os pés no chão respeitando a equipe do Linhares, que é uma equipe bem montada, forte e também tinham merecimento de passar para a Copa São Paulo. Seis a zero não é um placar fácil de fazer numa semifinal, diante do Linhares. Eles [Desportiva] jogaram muito bem, um grupo aguerrido, construíram esse placar e agora vão atrás do título”, disse Marcelinho, como é conhecido.
Na final, a garotada grená encara a equipe do Serra, que passou sobre o Real Noroeste. O técnico da Locomotiva falou sobre o adversário na grande final.
“Avaliando, individualmente, cada partida que a gente disputou, o Serra foi uma das equipes mais difíceis. Eu fiz uma reflexão dos nossos adversários e o Serra conseguiu em determinado momento anular o nosso setor de criação, mas a parte física dos nossos jogadores, eles estão sobressaindo quando passa dos 15/20 min do segundo tempo, a nossa equipe se sobressai e foi oque aconteceu, contra o Serra, provavelmente, eles também evoluíram muito no decorrer do campeonato e acredito que esse jogo vai muito mais difícil do que o primeiro”, finalizou Marcelinho.
Decisão
Na final, a Desportiva enfrenta o Serra em jogos de ida e volta. Locais e horários serão definidos pela Federação de Futebol Capixaba (FES), nesta semana em reunião com os dois clubes.
Tribuna Online