Em Nova Venécia, na região Noroeste do Espírito Santo, quem precisa transportar a produção agrícola pelas estradas tem encontrado problemas. No trecho da BR-381 que liga a cidade a Barra de São Francisco, na mesma região, encontra vias asfaltadas, mas seis das oito pontes construídas no local não tiveram os acessos concluídos.
A primeira ponte, logo depois de Nova Venécia, ficou pronta em 2013. Mas para seguir o caminho, é necessário fazer um desvio em uma curva arriscada. “É um pedacinho à toa que falta para terminar a ponte. Mas aí tem que fazer esse circuito grande. Quando chove, tem um morrinho que dificulta muito, tem erosão”, relata o agricultor João César Calegari.
Sobre o córrego São João do Boto, há outra ponte pronta, mas isolada pela falta de acessos nas cabeceiras. O desvio é feito ao lado, com o córrego passando por manilhas embaixo da estrada. “É difícil porque a gente não sabe onde tem o desvio. Eu evito passar aqui à noite, porque é bem complicada a situação”, disse o motorista Everton Smider.
Já sobre o córrego Bela Vista, há outra ponte abandonada. Mais à frente, no distrito de Cristalina, outra ponte que chegou a receber o aterro nas cabeceiras, mas a obra não avançou.
Os veículos pesados passam por dentro do distrito para concluir os trajetos. Moradores ainda reclamam da lama deixada pela obra.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), o projeto de construção das pontes está pronto, mas falta publicar o edital da obra. Não há prazo para que as estruturas sejam concluídas.
G1 ES