O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) fez a primeira manifestação da greve da categoria, que promete durar 72 horas em todo o país. O protesto acontece na entrada da sede da Petrobras, na Reta da Penha, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (30).
Os manifestantes são contra a privatização da Petrobras e pedem a redução dos preços dos combustíveis. Em Vitória, eles colocaram uma faixa na entrada da sede da empresa.
A Polícia Militar está no local e acompanha a manifestação. A Guarda Municipal de Vitória informou que o protesto acontece na calçada e não interrompe o trânsito na avenida.
Movimento nacional
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou, via rede social, que a greve da categoria começou na madrugada desta quarta-feira (30).
Na terça (29), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou o movimento ilegal e estipulou multa de R$ 500 mil por dia aos sindicatos, após ação ajuizada pela Petrobras e a Advocaia-Geral da União (AGU).
Os petroleiros decidiram parar as atividades por 72 horas em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros e para pedir a destituição de Pedro Parente do comando da estatal, entre outras reivindicações.
G1 ES