Vitória tem dois casos suspeitos de morte por gripe H1N1 sob investigação no ES

Dois homens, de 54 e de 66 anos, morreram com suspeita da gripe. Exames colhidos pela prefeitura e os resultados devem sair entre 15 e 30 dias

0
1170

O município de Vitória tem dois casos suspeitos de morte por gripe H1N1 sob investigação.

Na semana passada, dois homens, de 54 e 66 anos, morreram com suspeita da doença. Prefeitura da capital informou nesta terça-feira (8) que os resultados dos exames devem sair entre 15 e 30 dias.

“Esses dois casos aconteceram semana passada, são casos suspeitos, que têm todo um processo de investigação, de exame para a gente confirmar ou descartar esses casos”, disse a gerente de vigilância em saúde de Vitória, Arlete Dutra.

Exames estão sendo feitos para identificar o vírus. “Geralmente, os exames colhidos demoram em torno entre 15 a 30 dias. E a gente respeita o tempo de luto da família, para começar a fazer esse processo de investigação”, completou.

Em Vitória, já foram aplicadas 27 mil vacinas contra a gripe. E há mais de 20 mil pessoas agendadas no sistema. Diariamente, a prefeitura registra 3,5 mil doses de vacinas aplicadas na capital.

Para agendar, basta acessar ao sistema da prefeitura, no site.

Dia D

No sábado (12), acontece o Dia D de vacinação em todo o Brasil. Em Vitória, 14 unidades de saúde vão estar com as salas abertas, das 8 às 17h, para receber a população do grupo prioritário que ainda não vacinou. A meta é vacinar 10 mil pessoas.

Os moradores poderão procurar as unidades de Jardim da Penha, Bairro República, Praia do Suá, Santa Luiza, Maruípe, Conquista, Ilha das Caieiras, Fonte Grande, Forte São João, Consolação, Santo Antônio, Do Quadro e Grande Vitória. Em Jardim Camburi, a imunização será na Igreja Presbiteriana, localizada na rua Carlos Delgado Guerra Pinto, nº 761.

Para o Dia D, não será necessário realizar o agendamento online. Com isso, o cidadão pode comparecer em uma das 14 salas de vacinação portando apenas documento com foto.

Para os trabalhadores de saúde e professores, será necessário comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui