O nível do Rio Doce em Linhares, no Norte do Espírito Santo, está a quase 15 centímetros da cota de inundação, de acordo com a Defesa Civil. Mesmo assim, a água já começou a invadir quintais no bairro Olaria, na tarde desta terça-feira (6), que é sempre o local mais afetado em épocas de cheia.
O motivo do aumento do nível é a chuva na Bacia do Rio Doce e no Norte capixaba. Na tarde desta terça, a régua que fica no rio marcava quase 3,3 metros, sendo que para entrar na cota de inundação o nível tem que chegar a 3,45 metros.
Mesmo que ainda não tenha chegado, a sinal é de alerta para os moradores. “A gente não tem como prever, mas acreditamos que ele suba mais ainda hoje e de madrugada”, falou o coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos.
Como já estão os moradores do bairro Olaria, que é o primeiro a ser inundado nas épocas de cheia por estar na parte mais baixa da cidade, segundo a Defesa Civil. Na tarde desta terça, a água já entrou na casa da pescadora Ana Lúcia Gomes da Silva. “A água já entrou quase meio metro dentro da casa, está tudo molhado”, disse.
Mas quem vive no local, explica que o problema, na verdade, está relacionado a uma vala.
“Aqui tem que ser feito um aterro. Sempre que o rio está enchendo, é jogada para nós a água da vala, ela que esburra. Acredito que se tivesse um aterro, isso não ia mais acontecer”, falou o aposentado Adão Francisco Gonçalves.
Como a situação se repete sempre nas épocas de chuva, a dona de casa Jaqueline Gomes Valério resolveu até fazer a própria casa mais alta, para que não inunde. Mas sempre que tem que sair, precisa passar por dentro da água. “Só Deus na causa. Sempre que chove, enche. Ainda está pouco, vem mais por aí”, acredita.
A Defesa Civil informou que se a situação piorar, as famílias serão levadas para um ginásio. “As famílias que precisarem sair de suas casas, iremos retirá-las e levá-las para os ginásios e a partir daí o município fica por conta delas”, explicou o coordenador.
Prefeitura: pedido de aterro
Sobre o pedido de aterro da vala do bairro Olaria, que foi apontado pelos moradores como o causados dos problemas de inundações, a Prefeitura de Linhares informou que não há obra nesse sentido prevista para a região.
G1 ES