CNH Digital estará disponível em fevereiro no Espírito Santo

Esta é a data que o Detran anunciou para o início da implementação do sistema digital. O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular

0
1158

A partir do próximo mês, todos os estados brasileiros devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A resolução, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto do ano passado, afirma que o documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida.

Os motoristas do Espírito Santo devem começar a tirar a versão da carteira de habilitação no celular a partir de 1º de fevereiro de 2018. Esta é a data que o Detran-ES anunciou para o início da implementação da CNH digital no Estado.

O novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android). Segundo o Ministério das Cidades, a CNH virtual é opcional, o condutor poderá escolher a versão eletrônica ou a impressa.

Como solicitar o documento digital

– Baixar o aplicativo CNH-e que estará disponível para download (Apple Store e Google Play) a partir de fevereiro próximo.
– O condutor deve ter um certificado digital (Serpro), ou se cadastrar em um posto do Detran.
– Fazer cadastro no Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br)
– Se tiver cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), não precisa se cadastrar novamente. Mas deve solicitar a CNH-e pelo portal do Denatran com a mesma senha do cadastro SNE.
– Fazer login no aparelho que utilizará a CNH digital. Criar PIN (4 dígitos) para primeiro acesso e visualizar, posteriormente, o documento.
– Ter a nova CNH impressa com QR Code.

O que fazer em caso de roubo do celular

O usuário poderá bloquear o documento. Se tiver certificado digital, poderá solicitar o bloqueio remoto no Portal de Serviços do Denatran. Caso contrário, terá que ir até algum posto do Detran.

Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui