O governador Paulo Hartung voltará aos Estados Unidos no próximo domingo (19) para participar de um encontro promovido pela Fundação Lemann, em que lideranças mundiais vão debater a gestão pública nos tempos atuais. No início deste mês, o governador do Estado também visitou o país norte-americano, onde liderou uma comitiva de empresários e lideranças representativas de diversos setores do Estado a Carolina do Sul, para promover o Espírito Santo e os produtos capixabas.
Desta vez, Paulo Hartung ficará nos Estados Unidos até terça-feira (21). O governador foi convidado para apresentar o modelo de gestão capixaba e detalhar a política de austeridade fiscal. O evento será realizado no campus da Universidade de Yale, em New Haven, e contará com a presença de lideranças políticas, empresariais e acadêmicas. O encontro terá, ainda, a participação de autoridades internacionais de países como Reino Unido, Cingapura e Chile.
Paulo Hartung avalia que, lentamente e de forma progressiva, o Espírito Santo está recuperando o crescimento socioeconômico. Ele pondera que, mesmo durante a crise que castiga o país, a gestão pública Estadual conseguiu avançar na implementação de políticas públicas transformadoras. “Este encontro será uma importante oportunidade para discutir gestão com lideranças do mundo afora. Será uma experiência importante para saber o que pensam e fazem as lideranças mundiais neste período desafiador”, comentou o governador.
Diplomacia ativa
As recentes missões desenvolvidas pelo governador Paulo Hartung fazem parte de uma estratégia do Poder Executivo Estadual, que quer priorizar a diplomacia ativa, ferramenta para promover uma inserção mais competitiva de produtos e serviços do Espírito Santo aos mercados internacionais, para divulgar o potencial do estado como destino turístico e de investimentos e fomentar vínculos e conexões entre arranjos econômicos e cadeias produtivas capixabas que tenham vocação externa. Quase metade do Produto Interno Bruto do Espírito Santo está relacionado, direta ou indiretamente, ao setor externo, e é muito natural, por qualquer ângulo, a prioridade de buscar oportunidades no exterior.
Folha Vitória