Mais que um simples encontro gustativo, o Salão do Chocolate de Paris é o principal evento de negócios do setor do mundo e é um elo de ligação entre cultivadores de cacau e consumidores. Uma aventura exclusiva onde artistas, designers, chocolateiros, pâtissiers de renome e países produtores unem seus talentos para promover o chocolate. Linhares marca presença no evento com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, que integra a comitiva brasileira que está na França. Ele participou de uma reunião com o vice-presidente da Confederação dos Chocolatiers daquele país, Christophe Bertrand, para apresentar o cacau e as amêndoas produzidas em Linhares. Franco está confiante no avanço dos resultados do encontro para o setor e um deles é agregar valor ao cacau produzido no Município.
A entidade que reúne cerca de 1.600 fábricas de chocolate busca por mais amêndoas de qualidade das regiões produtoras do mundo. Linhares entra no mapa mundial da qualidade de cacau e uma prova disto é que através do produtor Emir de Macedo Gomes Filho uma amêndoa produzida numa fazenda de Linhares está entre as 50 finalistas do mundo e é a única amostra do Brasil que concorre ao título de melhor chocolate do mundo. “Durante estes dias vamos alinhando bons contatos institucionais com potenciais parceiros no Brasil e no exterior e de extrema importância comercial para o setor cacaueiro. Estamos conhecendo as inovações do segmento chocolate e aproximando fábricas da Europa com nossa região produtora”, destaca Franco Fiorot.
Além dos encontros institucionais, Franco Fiorot destaca que a participação de Linhares no evento internacional é uma grande oportunidade de promover a qualidade do cacau produzido no Município num dos maiores eventos de chocolate do mundo, demonstrando ao mercado internacional que o Brasil e o Espírito Santo estão avançando na organização para a produção de cacau fino, com a indicação geográfica e do padrão de qualidade para o cacau capixaba. “A partir da nossa presença no Salão do Chocolate, o cacau de Linhares com certeza se configurou como um dos melhores do mundo, reconhecido internacionalmente pelo alto padrão de qualidade”, afirmou Fiorot.
Dados
O Espírito Santo é o quarto maior produtor da fruta, sendo que a cacauicultura ocupa uma área aproximada de 23 mil hectares. A produção em 2016 foi de 5,5 mil toneladas da amêndoa. Linhares o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total.
Prefeitura de Linhares