Linhares garante parceria para renovação da lavoura cacaueira

A ideia é fortalecer as parcerias para viabilizar a renovação da lavoura cacaueira do município.

0
1127
Foto: Prefeitura de Linhares

O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu na manhã desta quarta-feira (20) uma homenagem pela realização do evento 100 Anos da Introdução Cacaueira no Município. A placa de honra foi entregue em seu gabinete pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho; pelo presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon; pelo gerente da unidade de Linhares do Departamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Manoel Serra de Aragão e pelo secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot. Durante o encontro foram tratadas ainda futuras parcerias técnicas para incentivar a renovação das lavouras cacaueiras do Município e expandir a participação linharense no cenário nacional de produção de cacau.

Ao agradecer a homenagem, Guerino destacou que as ações desenvolvidas em Linhares desde o início da gestão são motivadoras pela qualidade do capital intelectual que o Município apresenta e pelo empenho dos produtores na recuperação do parque cacaueiro atingido pela vassoura de bruxa. “Tenham certeza que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai continuar trabalhando para fortalecer as parcerias que irão ajudar na recuperação da lavoura cacaueira. Em toda boa agricultura, os produtores precisam participar e é isto que estamos vendo aqui em Linhares”, declarou o prefeito. Entre as ações tratadas durante o encontro está a doação de mudas resistentes a pragas e doenças aos produtores.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou a importância da revitalização das áreas produtoras de cacau no Município e o serviço de assistência técnica. “Temos a certeza que será um grande sucesso essa revitalização, pois a integração entre os parceiros e a Prefeitura de Linhares vai elevar nosso patamar de produção e produtividade gerando renda e emprego e um genuíno produto capixaba de qualidade para no futuro, expandirmos o mercado consumidor nacional e internacional”, afirmou. O município de Linhares é responsável por 85% da produção de cacau capixaba e produz cerca de 4 mil toneladas do fruto por ano.

“O esforço que estamos fazendo e as parcerias que estamos buscando fazendo só vai funcionar se o produtor entender que ele é o principal agente de mudança. Procuramos criar esforços para sermos bem sucedidos e superarmos os momentos difíceis que enfrentamos no passado. Alguns dos produtores conseguiram superar as dificuldades, mas muitos ainda enfrentam o problema das doenças na lavoura”, declarou o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho.

100 Anos do Cacau em Linhares

Os 100 Anos da Atividade Cacaueira no Município estiveram alinhados aos 217 anos da história de Linhares com uma programação que resgatou as atividades culturais, valorizando o fruto que é o símbolo do Município. Na programação constaram o II Simpósio da Cacauicultura Capixaba; plantio de mudas de cacau; exposição de artes sobre o cacau; lançamento do livro “Cacau: do plantio à colheita”; lançamento do selo comemorativo “100 anos do cacau em Linhares”; premiação do 1º. Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau e apresentação teatral “Cacau & Linhares”.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui