Pela primeira vez, o Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência no Espírito Santo será realizado no município de Linhares, na região Norte do Estado. Quinze mil pessoas são aguardadas para prestigiar o evento que acontece nesta quinta-feira (7).
Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participarão do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediará o evento, Marilândia e Sooretama.
A concentração das instituições que participarão do desfile será às 8 horas, na Avenida Genésio Durão, próximo ao portal de acesso, na esquina com a Rua Perci Carvalho, no bairro Três Barras. Às 9 horas, o governador do Estado, Paulo Hartung, recepcionará o fogo simbólico da Pátria. A bandeira nacional será hasteada e serão entregues comendas aos ex-combatentes. Em seguida, o chefe do Executivo estadual passará em revista a tropa e será aberto o desfile.
O município destacou 15 ônibus extras, que vão circular entre o local do evento e os bairros da sede para atender ao público interessado em participar da comemoração. Também haverá estacionamento para quem optar em ir de carro. Para garantir a segurança no trânsito, a Polícia Rodoviária Federal vai realizar um monitoramento do fluxo de veículos na BR 101, de forma especial no trecho que dá acesso ao local do desfile.
Para os pais e responsáveis por crianças, a orientação da Polícia Militar é que elas sejam identificadas com nome e telefone de contato para eventual necessidade. Outra dica é usar protetor solar, usar calçado confortável e beber água para evitar desidratação. Ambulâncias também estarão à disposição para prestar atendimento móvel, caso necessário.
O desfile
O primeiro bloco do desfile será formado por policiais e bombeiros militares, Exército e Marinha, policiais civis, agentes do Departamento de Operações Táticas da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e Guarda Civil Municipal. Um Grupamento de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ex-combatentes, ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis também farão parte do pelotão de frente.
Um Grupamento Aéreo promete ser um dos destaques para o público. Viaturas antigas, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e o Tiro de Guerra também estão entre as atrações previstas na programação.
Para o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador do evento, coronel Daltro Ferrari, esse é um momento inédito e divisor para os capixabas, militares, organizações que desfilarão e para o patriotismo. “É um momento único para os capixabas externarem seu patriotismo e elevado espirito cívico. Pela primeira vez na história do Espírito Santo, o tradicional Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência será realizado fora da Grande Vitória. Por isso preparamos uma programação toda especial visando promover uma interação com o público. Será um momento para que possamos sentir o carinho e o retorno da sociedade. Tudo isso com o intuito de valorizar a cultura regional”, destacou.
Redação Folha Vitória