Grupo Coca-Cola discute o fortalecimento da fruticultura com prefeito de Linhares

Encontro teve o objetivo de fortalecer economicamente a cadeia da fruticultura do Município além das possibilidades de novos investimentos

0
1298
Foto: Prefeitura de Linhares

O desenvolvimento econômico da fruticultura em Linhares foi tema de uma reunião entre representantes do município e do grupo Coca-Cola, que controla a empresa Leão Alimentos e Bebidas, instalada na cidade. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (24) no gabinete do prefeito Guerino Zanon. Ele recebeu  o presidente nacional do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), do grupo da Coca-Cola, Axel de Meeûs; Sérgio Ferreira, diretor de Recursos Humanos, Relações Instrucionais e Sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas; e Fabiano Rangel, que é o gerente de Sustentabilidade da empresa. A possibilidade de atração de novos investimentos da empresa para o Município também foi discutida durante a reunião. Participaram ainda do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni, e o de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa.

De acordo com o prefeito Guerino, ao estimular e apoiar a implantação e o fortalecimento de polos de fruticultura, como maracujá, manga, abacaxi e mamão papaya, por exemplo, será possível orientar os produtores rurais em ações prioritárias com ênfase, principalmente, nos mercados de exportação e de insumos para a bioindústria, com ações que tem por finalidade alavancar este potencial setor para a economia do Município. Ele lembrou que Linhares já deu um passo importante neste sentido ao implantar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) que tem o objetivo de promover a cultura exportadora e aumentar a competitividade internacional das empresas locais e que contou com a adesão de 10 empresários linharenses que produzem, entre outras culturas, água de coco, macadâmia, chocolate, banana e cachaça.

Além da fruticultura, o prefeito de Linhares destacou a possibilidade de firmar novas parcerias com o grupo Coca-Cola, principalmente ao que se refere sustentabilidade.

“O mercado está, sem sombra de dúvidas, pronto a receber o que Linhares tem a ofertar. O que precisa ser feito é o que exatamente discutimos aqui, um plano estratégico para alavancar a economia do Município no setor ambiental, e o fortalecimento da fruticultura para atender as demandas nacionais e internacionais vem para ajudar e muito a potencializarmos isso”, ressaltou.

Ainda segundo Guerino, Foi um encontro importante onde foi possível explanar sobre os projetos que estão em andamento na cidade e, numa possível parceria, agregar um trabalho conjunto que poderá envolver tanto o Município com o grupo Coca-Cola na geração emprego, renda e cidadania.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni, reforçou a vocação capixaba e linharense para o comércio exterior, por conta dos arranjos produtivos, da localização e da logística. Ele citou o esforço do Município que vem sendo feito para aquecer a economia e reverter a crise e, para isso, o comércio exterior é uma grande oportunidade.

“O Brasil tem enorme potencial para exportação e, por meio do Peiex e de parcerias com empresas consolidadas no mercado, o Espírito Santo e Linhares podem ser um modelos de projetos na área de exportação”, pontuou Lorenzoni.

O secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, revelou aos diretores sobre as novas instruções normativas da Prefeitura de Linhares que garantem a competência plena para o licenciamento e fiscalização ambiental para a ampliação das atribuições de licenciamento e controle de atividades ambientais em outras 64 atividades distribuídas entre várias cadeias produtivas da economia local, como medida que visa garantir a produção sustentável e a inclusão econômica das famílias de pequenos agricultores e extrativistas, por exemplo, como forma de construir um modelo de desenvolvimento que promova uma Linhares saudável e sustentável com base em um governo social e territorial, desenvolvimento e efetivação de uma produção sustentável e conservação e valorização do capital natural.

No final do encontro o prefeito Guerino Zanon presenteou os diretores com uma caixa de chocolate produzido com as amêndoas selecionadas para o 1º. Concurso Municipal de Amêndoas alinhado as celebrações dos 217 anos de Linhares e dos 100 Anos da Introdução da Atividade Cacaueira no Município.

 

Campo Vivo com informações da Secom PML

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui