O prefeito de Linhares Guerino Zanon abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira (16) o II Simpósio da Cacauicultura Capixaba que reúne palestrantes renomados e tem o objetivo de reunir os produtores da cadeia produtiva do cacau, além de compartilhar experiências entre cacauicultores, pesquisadores e técnicos de diferentes regiões do Brasil. O evento faz parte da celebração dos 217 anos de Linhares e dos 100 Anos da Introdução da Atividade Cacaueira no Município e acontece até quinta-feira (17), no Cerimonial Le Pallace, no bairro Três Barras. O simpósio recebeu também representantes de entidades representativas como a Ceplac, Incaper, Governo do Espírito Santo e Senar.
Guerino destacou que desde o primeiro dia de governo, por meio da Secretaria de Agricultura, dialoga com os produtores da cadeia produtiva do setor em ações com foco na renovação da lavoura cacaueira principalmente nas pequenas propriedades, de forma a aumentar o retorno financeiro para o produtor e garantir a preservação das áreas remanescentes de Mata Atlântica. “Sabemos que há desafios importantes pela frente, mas em apenas sete meses de gestão avançamos e criamos um plano agro que irá nortear nossas ações futuras com foco nos recursos naturais, na produtividade e qualidade dos produtos e na agregação de valor”, pontuou o prefeito.
Ele também frisou as muitas iniciativas que têm ocorrido na questão da produção de chocolate, não mais só na questão da amêndoa do cacau. De acordo com Guerino, essa é uma tendência, como é o caso da agroindustrialização, que já ocorre em Linhares com projetos de produtores que partiram para a fabricação de chocolate fornecendo inclusive para vários regiões do estado e do país e já visando o mercado externo. “Aproveito para manifestar minha disposição de continuar lutando de forma incansável no apoio às iniciativas que permitam a retomada do desenvolvimento regional sustentável em Linhares, tanto no sentido de fortalecer a produção cacaueira, como de encontrar opções complementares à vocação histórica de Linhares, o maior produtor de cacau do Espírito Santo e um dos principais polos do Brasil”, sublinhou.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou que o objetivo do simpósio é promover uma ação conjunta de interesse coletivo, em prol da cacauicultura capixaba, propondo a difusão de conhecimento técnico aos produtores rurais, apresentando debates temáticos que contribuam com o desenvolvimento rural sustentável da cadeia produtiva de cacau no Espírito Santo. “Linhares recebe esse relevante evento técnico da cacauciultura nacional. Oportunidade de debates e avanços na atividade cacaueira”, acentuou.
O Simpósio
A ação, criada em 2014, visa ao fortalecimento do produtor rural, através da difusão de conhecimento técnico em eventos regionais. Dessa forma, segundo os organizadores, é possível tratar as especificidades da lavoura cacaueira de cada localidade.
Desde que foi criado, o evento já foi realizado em Linhares, Gandu (Bahia) e Altamira (Pará), permitindo que os participantes aprendam a conduzir a produção de cacau com lucratividade, qualidade e de forma sustentável. O simpósio retornou ao Espírito Santo, dando início ao ciclo das segundas edições nos estados produtores.
Prefeitura de Linhares