Moradores de Colatina enfrentam filas para sacar dinheiro da Samarco

Dinheiro é destinado a indenizar moradores de Colatina pelo interrompimento do abastecimento de água na cidade após a tragédia da Samarco

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Foto: Brunela Alves

Desde o início da tarde desta segunda-feira (14), grandes filas se formaram no estacionamento e também na porta de entrada de dois supermercados que possuem terminais de banco 24h em Colatina, região Noroeste do Estado. Tudo, para sacar o dinheiro de indenização da Samarco pelo interrompimento do abastecimento de água na cidade após a tragédia em Mariana (MG), em 2015.

Teve morador que informou ter chegado por volta de 8h e desde o início da tarde não conseguiu sacar o dinheiro que tem direito.

A indenização faz parte do Programa de Indenização Mediada (PIM) da Fundação Renova, criada para gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação Renova informou que houve um problema no abastecimento de dinheiro dos caixas, mas já acionou a empresa responsável para fazer a reposição. Além disso, disse que já foram entregues cerca de 55 mil cartões a aproximadamente 70 mil pessoas que já foram atendidas pelo programa. A expectativa é de atender cerca de 100 mil pessoas, no cadastramento que vai até o mês de outubro.

LOCAIS PARA SACAR O DINHEIRO

De acordo com a Renova, existem quatro caixas 24h habilitados para o sacar a indenização. Eles estão localizados em dois estabelecimentos no Centro: um no supermercado e outro na lanchonete BeeriNight, na Avenida Angelo Giuberti; e mais dois locais no bairro São Silvano, um supermercado e na loja de conveniência do posto de combustível Zam.

AGENDAMENTOS

Os agendamentos podem ser realizados por meio do 0800 031 2303. A ligação é gratuita. Com apenas uma reunião, o morador poderá fechar o acordo e sair com o cartão em que será creditado o valor da indenização. O pagamento é realizado em até 90 dias a partir da assinatura do termo de conciliação.

QUEM TEM DIREITO?

Pessoas que moravam nas cidades/distritos em que a distribuição de água potável ficou suspensa por mais de 24 horas seguidas, em novembro de 2015.

VALOR DA INDENIZAÇÃO

A indenização, de acordo com a Renova, foi definida considerando o período de dias em que a cidade ficou sem o serviço de abastecimento e distribuição de água e o valor médio das contas de água da população.

O valor é de R$ 880,00 por pessoa, com acréscimo de 10% para vulneráveis. O valor recebido pelo morador não tem descontos.

O impactado pode aderir ao programa por conta própria, ou se preferir, pode ser acompanhado de advogado ou assistido por defensor público. No momento em que o morador assina o Termo de Conciliação, ele recebe um cartão e, em até 90 dias, será realizado o pagamento da indenização.

 

Gazeta Online

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