ES vai manter uso de máscara até que OMS faça recomendação geral, diz subsecretário

Informação foi passada durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (21)

0
882

O Espírito Santo vai manter o uso de máscaras como estratégia para evitar a contaminação pela Covid-19, mesmo com o avanço da vacinação e ampliação dos pontos de testagem, até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faça uma recomendação geral sobre o assunto.

A informação foi passada em coletiva de imprensa pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, nesta quinta-feira (21).

“A máscara é regra. Estamos trabalhando com a continuidade do uso até que a OMS faça uma recomendação geral. Então a máscara se mantém”, disse.

Para o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, principalmente em eventos com aglomerações, o item representa uma barreira física para evitar contágio com o vírus.

“Essa orientação acaba não sendo restritada nas atividades ligadas ao entretenimento onde a população dança e consome bebidas alcoólicas e acaba tendo um comportamento de maior risco. Esse é um dos motivos pelos quais passamos a adotar o passaporte da vacinação para participação de evento porque a população vacinada tem um risco menor em relação aos não vacinados. Nossa orientação é de manter o uso das máscaras, principalmente em locais públicos com aglomeração”, reforçou.

 

Medo de agulha

O secretário de Saúde também anunciou que está sendo feito um censo com pessoas que têm medo extremo de agulha (aicmofobia) e que por conta disso ainda não tomaram a vacina conta a Covid-19.

A autodeclaração é feita no site Vacina e Confia e, de acordo com Nésio Fernandes, mais de 300 pessoas se cadastraram no site.

Ainda segundo o secretário, entre as estratégias que podem ser adotadas para a vacinação de pessoas desse grupo estão desde apoio psicológico até uso de medicamentos orais.

“Concluindo o censo no final desse mês poderemos organizar a garantia do acesso da vacinação a essa população. Entre as abordagens que podem ser adotadas estão: orientação, abordagem de psicólogo, presença de alguém próxima a ele que possa dar um suporte afetivo e em alguns casos orientar o uso de medicamentos que são administrados por via oral e inclusive sedar a pessoa. Nós vamos garantir a todas as pessoas que se autodeclararem com medo extremo de agulhas as condições para que sejam vacinados no estado do Espírito Santo”, disse.

Vacinação

Outra novidade do site Vacina e Confia é a apresentação do status da vacinação de todos os municípios e o avanço da vacinação em cada microrregião a cada 10 minutos a partir desta sexta-feira (22), considerando as metas a serem alcançadas para a classificação de risco muito baixo.

Para chegar nesta classificação, as microrregiões terão que alcançar percentuais elevados de vacinação com 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única; 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose e 90% da população idosa com a dose de reforço.

O tempo de aplicação da dose de reforço na população idosa foi reduzido para quatro meses. No estado, cerca de 46 mil pessoas acima de 60 anos estão aptas para tomar a dose de reforço.

“É a principal medida para combater óbitos e internações na população idosa. A partir de amanhã [sexta-feira] está autorizada a aplicação da dose de reforço na população idosa que tenha pelo menos quatro meses de prazo da aplicação da segunda dose, independente da vacina que tenha recebido. Podemos reduzir para três de acordo com a disponibilidade de vacinas”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, nos próximos 15 dias a recomendação é que a vacinação contra a Covid-19 seja privilegiada nos pontos em todo o estado com aplicação da dose reforço em imunossuprimidos.

Nésio também falou sobre a possibilidade de vacinar pessoas com menos de 60 anos com a dose de reforço e antecipou que isso pode acontecer no final do ano.

“É possível no final desse ano e disponibilidade de doses, iniciar a dose 3 em pessoas com menos de 60 anos, podendo começar a vacinação em pacientes com comorbidades e representam risco maior para a infecção. Esse tema será amadurecido ao longo das próximas semanas e em momento oportuno deverá ser anunciado e é possível que aconteça como definição nacional”, disse.

Em relação a outros estados que reduziram o tempo de aplicação das doses da vacina para 21 dias, o secretário estadual de Saúde disse que o prazo de oito semanas está mantido para pessoas que tomaram Pfizer e AstraZeneca.

Números da vacinação

  • População adulta vacinada com a primeira dose: 95%
  • População vacinada com a segunda dose: quase 70%
  • Adolescente com a primeira dose: 70%
  • Pessoas com vacina em atraso: número caiu de 360 para 300 mil

G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui