
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, em pronunciamento oficial na noite desta sexta-feira (12), que as cidades do estado vão voltar a adotar medidas mais rígidas para combater o avanço da pandemia de coronavírus.
Até a tarde desta sexta, o Espírito Santo registrou 6.691 mortes e 342.446 casos confirmados de Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes com o novo coronavírus está em 84,53%. O estado tem 612 pacientes da doença em tratamento em UTIs e 515 em leitos de enfermaria.
De acordo com a atualização do mapa de risco, o Espírito Santo não tem mais municípios com risco baixo para o contágio de Covid-19. São 17 cidades em risco alto e 61 em risco moderado.
Na Grande Vitória, estão em risco alto Serra e Vila Velha. A classificação vale para as próximas duas semanas. Até então, a validade do mapa era de sete dias.
Veja o que muda nos municípios em risco alto:
- Eventos estão proibidos
- Aulas presenciais estão suspensas;
- Cinemas, teatros e espaços de recreação infantil não poderão funcionar;
- Parques municipais e unidades de conservação ficarão fechados;
- Academias não podem oferecer atividades aeróbicas e o número de alunos por horário deve ser limitado;
- Shoppings e galerias comerciais podem funcionar até as 20h, de segunda a sexta-feira; 16h nos sábados; e não podem abrir aos domingos.
- Restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras só podem ficar abertos até as 16h;
- O funcionamento de bares está suspenso e é proibido consumir bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência;
- Barreiras sanitárias deverão ser implantadas nas entradas e saídas do território e nas rodoviárias;
- Na administração estadual, os trabalhadores diretos e indiretos deverão atuar, prioritariamente, de forma remota. Apenas os serviços essenciais serão desenvolvidos de forma presencial.
O governador Renato Casagrande ressaltou que a adoção das medidas é necessária para conter o avanço da doença no estado.
Com o aumento dessa ocupação, o recebimento de pacientes de Santa Catarina, que seriam tratados no Espírito Santo, foi suspenso. No estado, 85 pacientes com coronavírus morreram antes de conseguir um leito especializado.
Enfrentando problemas com a disponibilidade de leitos, nenhum outro estado brasileiro pode receber os pacientes que viriam para o Espírito Santo.
Para evitar que situação semelhante aconteça no Espírito Santo, o governador ressaltou que a população deve ter disciplina e responsabilidade. A vacinação, única forma de prevenção da doença, atingiu menos de 5% dos moradores. “É preciso disciplina para conter a disseminação do vírus. Estamos tentando evitar uma situação de calamidade, de colapso, de não ter leitos de UTI.”
G1 ES











