O Espírito Santo teve redução de 2,3% na produção industrial no comparativo de maio em relação a abril, segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a menor queda entre 14 locais do país que registraram diminuição da produção.
No cenário nacional, houve redução de 10,9%. De acordo com o Instituto, esse dado negativo reflete efeitos da paralisação dos caminhoneiros, ocorrida no mês de maio.
Em maio, a produção da indústria caiu em 14 dos 15 locaispesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na comparação com abril.
Os maiores recuos foram em Mato Grosso (-24,1%), Paraná (-18,4%), Bahia (-15,0%) e Santa Catarina (-15,0%). O Pará, com alta de 9,2%, foi o único avanço no mês.
Por outro lado, Espírito Santo (-5,1%) e Goiás (-3,6%) apontaram os recuos mais elevados no índice acumulado no ano. Segundo o IBGE, a queda da produção no Espírito Santo aconteceu principalmente na área de minerais não metálicos, na indústria extrativa e celulose.
G1 ES