Aeroporto de Vitória é inaugurado com presença de Temer

Primeira operação realizada no novo terminal será um voo para o Rio de Janeiro

0
1445

O novo terminal do Aeroporto de Vitória foi inaugurado durante uma solenidade, que durou cerca de 2h30, na manhã desta quinta-feira-feira (29). O evento aconteceu dentro do novo salão e contou com a presença de autoridades políticas capixabas e ministros do país.

O presidente Michel Temer chegou na Capital por volta das 11 horas. O avião onde ele estava teve que pousar na antiga pista, mas depois seguiu para a nova, local que ele desembarcou.

Após a chegada de Temer, a solenidade teve início. No evento, a banda da Polícia Militar se apresentou, assim como o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, de Domingos Martins. O primeiro discurso foi do prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Vamos ampliar a Adalberto Simão Nader para seis faixas e recuperar restingas na praia de Camburi. Isso graças a um acordo ambiental com a Infraero e a empresa responsável pela obra. Em nome da cidade de Vitória, agradeço muito a todos! Que Deus abençoe os trabalhadores, os passageiros. O Espírito Santo vai decolar com mais força, mais segurança, mais conforto!”, destacou o prefeito.

Sobre a obra, o presidente afirmou que o governo trabalha com a entrega. “Não somos de prometer, somos de entregar, como estamos fazer agora. Mas vou fazer uma promessa de agilizar todos os estudos e medidas necessárias para o canal ferroviário que liga ao Rio de Janeiro. Quero também registrar que na 262 também faremos o mesmo empenho”, prometeu Temer.

Em discurso, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha apontou o esforço para que a obra fosse concluída. “Tomamos a decisão de retomar a obra para que ela pudesse acabar. Foi um esforço de toda a bancada. Agora é o começo. É o começo de darmos ao Espírito Santo, aos capixabas, a expressão que ele merece e a aposta que fez a bancada, ao presidente e ao nosso governo”, destacou.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles apontou as novas oportunidades de emprego que esse novo aeroporto vai trazer para o Estado. “A obra do aeroporto é parte de toda uma modernização por qual passa o Brasil. É parte de todo um esforço e de retomada de crescimento econômico. Nesse aeroporto, há uma redução do ruído dos aviões, novas oportunidades de criação de empregos e as empresas vão ter condições de investir no Estado”, explicou.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, Maurício Quintella Lessa (PR), que deixa o cargo nesta quinta-feira (29), também esteve presente. Esse foi o último ato oficial dele no cargo. Aqui em Vitória ele parabenizou a bancada capixaba pela obra. “Obra sonhada e que só foi possível porque essa Bancada Federal que tá aqui presente e trabalhou pra isso. Só a senadora Rose de Freitas teve, pelo menos, umas 10 reuniões comigo”, disse.

Confira o que disseram os políticos:

“Desde 90 essa é uma luta do povo capixaba. O povo capixaba sai daqui com a auto-estima lá em cima. Isso aqui nos coloca no mapa do Brasil. Desde o início da redemocratização, da democracia esse é o maior investimento que o Estado recebe”, disse o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago (PSDB).

“Essa é a melhor pista do Brasil. São mais de 40 centímetros de asfalto de qualidade. Quero destacar que esse aeroporto não vai ser abandonado. Não estamos em época de deixar obras paradas. O aeroporto antigo vai servir de transporte de carga O futuro acabou de pousar no solo capixaba”, afirmou a senadora capixaba Rose de Freitas (MDB).

“Esse aeroporto era mais ou menos como uma novela mexicana: tinha princípio, tinha meio, mas não tinha fim. Nada mais, nada menos que 80% dos recursos investidos nesse aeroporto foram durante o governo de Temer, precisamos reconhecer a importância disso. Este aeroporto é antes de tudo um gesto de respeito aos capixabas que não aguentavam tanto descaso ao antigo aeroporto. Esse aeroporto será seguramente uma importante alavanca para nosso desenvolvimento”, destacou o senador Ricardo Ferraço (PSDB).

“Esse é um momento histórico para o nosso Estado. Há cerca de 15 anos convivemos com idas e vindas, adiamentos, denúncias para que essa importante obra tivesse a sua conclusão. Estamos entregando ao nosso povo o mais moderno equipamento aeroviário do Espírito Santo para ajudar no fortalecimento do nosso Estado”, afirmou o deputado federal e líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (MDB).

O aeroporto

De acordo com informações da Infraero, o novo terminal de passageiros possui 29,5 mil m², versus 6,2 mil m² do aeroporto atual. Já a nova pista de pouso e decolagem tem 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e é capaz de receber aeronaves do tipo Boeing 767-200.

Quem chegar pelo novo acesso de carro ou táxi encontrará um acesso viário com quatro faixas, além de uma ciclovia própria. No aeroporto, os usuários de veículos terão um estacionamento com 1,7 mil vagas para carros, além de 10 vagas para ônibus de turismo e um bicicletário, informou a Infraero.

Segundo a Infraero, o novo terminal começa com 33 lojas operando e nos próximos dois meses, todos os 71 pontos comerciais devem ser ocupados. As demais licitações estão em andamento. A primeira operação programada para as novas instalações é a partida do voo 2153 da Gol para o Rio de Janeiro/Galeão, às 5h45 da manhã, informou a Infraero.

Adalberto Simão Nader

A Avenida Adalberto Simão Nader passou a ser o novo acesso para a entrada ao Aeroporto de Vitória. Mesmo a pista tendo sido liberada na última quarta-feira (28), há alguns ajustes para serem feitos. “É um momento de celebrar. Temos ainda pontos para ajustar na Avenida [Adalberto Simão Nader] que chegou ao bairro e traz todo movimento de desenvolvimento econômico para a região. A cidade toda ganha, mas na região teremos um crescimento valoroso. Economicamente o Estado tem um horizonte muito promissor. Temos que juntar forças para o desenvolvimento da cidade e do Espírito Santo”, disse a secretária de Desenvolvimento de Vitória Lenise Loureiro.

Ela explicou ainda sobre os ajustes que ainda devem ser feitos na pista. “Toda inauguração deixa algum ponto a desejar, mas que serão tratadas. Na terça-feira já temos uma agenda para pontuar tudo que não está perfeito para aperfeiçoar. Nos próximos meses realizaremos obras na via local”, explicou.

Falta de Hartung

Apenas o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, participou da solenidade. Segundo a assessoria do governo do Estado, uma nota seria divulgada até o final do evento explicando a ausência do governador Paulo Hartung.

Folha Vitória

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui