Nenhum radar de velocidade está funcionando nas BRs de todo o ES

São 152 equipamentos que estão desligados nas rodovias federais de todo o Estado, sendo 46 na BR 101, outros 46 na BR 262 e o restante nas demais estradas

0
1078
Foto: Divulgação/PRF-ES

Às vésperas das festas de fim de ano, nenhum radar de velocidade está funcionando nas rodovias federais do Espírito Santo. As BRs aqui passam pelo mesmo problema que as demais estradas federais no País: estão sem contrato com empresa para operar os equipamentos. São 152 radares desligados no Estado.

De acordo com o superintendente interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-ES), Andre Martinez, a licitação foi feita, mas empresas que perderam recorreram na Justiça. Devido a isso, os radares estão sem funcionar há cerca de duas semanas.

“O problema é nacional e impacta aqui. O Dnit tenta, há dois anos, licitar empresa para operar esses 4 mil radares no País. O valor de licitação seria de R$ 2,37 bilhões. Como as empresas vão recorrendo, foram feitas duas dispensas de licitação por emergência para não ficar sem o serviço e manter os radares funcionando. Não dá para fazer a terceira. Agora dependemos da Justiça”, disse Martinez.

Nem mesmo a BR 101, que está sob concessão da Eco101, está com radares em funcionamento. Os radares estão sem funcionar desde setembro deste ano. No final de novembro, a concessionária afirmou que os 46 radares instalados ao longo da BR 101 no Espírito Santo seriam religados no início deste mês, e garantiu instalar outros 20 até o início do ano que vem.

No entanto, ao ser questionada novamente sobre a instalação dos equipamentos, a Eco101 respondeu nesta terça-feira (19), por nota, que “o processo de contratação da nova empresa já foi finalizado e a empresa responsável pelos trabalhos de implantação da infraestrutura e dos equipamentos ao longo da BR 101 já iniciou o processo de instalação, começando com o reconhecimento dos pontos”.

A empresa destacou ainda que “desde a última semana, estão sendo instalados os postes e a infraestrutura necessária na pista (conhecida como laços indutivos) que permite a identificação dos veículos e a velocidade. A partir da próxima semana serão instaladas as caixas e demais dispositivos tecnológicos”.

Quanto à quantidade de radares a serem instalados, a concessionária mudou o cronograma, afirmando que “prevê a instalação de 20 radares até o final dezembro deste ano e de outros 46 radares até o final de fevereiro de 2018, dependendo de processo de aferição dos equipamentos pelas autoridades responsáveis”, concluiu a nota.

Confira onde ficam os radares

-BR 101: 46 (concessão da Eco101) e outros 7 (Reta do Aeroporto)
-BR 259: 18
-BR 262: 46
-BR 393: 7
-BR 482: 16
-BR 381: 12
-BR 342: 3
-BR 447: 4

Gazeta Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui