
Cerca de 200 motoristas da Uber se reuniram na Praça do Papa, em Vitória, nesta segunda-feira (30), em protesto contra o projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual pago.
No dia 24 de setembro, o Senado aprovou um requerimento de urgência para voltar a analisar o projeto. Com a aprovação da urgência, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa e vai ser votado nesta terça-feira (31).
Os manifestantes, em Vitória, planejam sair em carreata às 12h, seguir pela avenida Américo Buaiz e Dante Michelini. Em seguida, vão voltar pela avenida Beira-Mar até o Parque Moscoso. Ao fim, os motoristas retornam até a rua Chafic Murad e encerram o protesto.
O projeto
O projeto de lei é de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A proposta, aprovada em abril na Câmara dos Deputados, determina que o serviço respeite uma série de exigências.
Entre elas, estão vistorias nos veículos de forma periódica, além de idade mínima para os condutores e “ficha limpa” dos motoristas. Outra exigência será as placas vermelhas, que hoje são utilizadas em táxis e ônibus.
Regulamentação em Vitória
O município de Vitória já tem a regulamentação própria para aplicativos. Entre as obrigações das empresas está a informação do valor da corrida antes de ela acontecer no aplicativo.
Outro ponto é que, para quem tem veículos com mais de cinco anos de uso, é necessário seguro no valor de R$ 100 mil por ocupante na capital capixaba.
G1 ES