A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (04) dois projetos de lei (PL) de iniciativa do deputado Lucas Scaramussa (Podemos) que valorizam a produção de cacau no Espírito Santo. O primeiro deles é o PL nº 03/2024, que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. O outro é o PL nº 899/2023, criando a Rota do Cacau Capixaba.
Scaramussa destaca que as propostas votadas contribuem para enaltecer o trabalho de centenas de famílias dedicadas ao cultivo do cacau, tornando o Espírito Santo o terceiro maior produtor do país.
“Nossos projetos têm o potencial de contribuir para o turismo em Linhares, no Norte do estado, e incentivar que cada vez mais novas propriedades se dediquem a investir em boas práticas de produção, mantendo o Espírito Santo como referência quando o assunto é um cacau de excelência,” comemora Scaramussa.
Cacau de Qualidade
Com a aprovação do PL nº 899/2023, Lucas Scaramussa pretende incentivar a realização de parcerias entre o Estado e produtores, para que mais propriedades adotem iniciativas que elevem o padrão de qualidade da fruta, estimulado a produção, a industrialização e a comercialização do cacau em categorias superiores.
Scaramussa explica que, além das características físicas, químicas e sensoriais das amêndoas, é importante que o cultivo seja realizado dentro de critérios de boas práticas asseguradas em processos de análise e certificação reconhecida, garantindo o alto padrão de qualidade cobrado pelos mercados mais exigentes.
Rota do Cacau
A ideia é que o percurso turístico contemple a sede do município de Linhares e pontos tradicionais na produção do cacau. O parlamentar explica que a rota passa por quatro estradas estaduais, se estendendo desde o limite com Colatina e Marilândia, chegando até a foz do Rio Doce.
Lucas Scaramussa destaca que a iniciativa busca preservar as tradições locais de cultivo, colheita e processamento da fruta na região, que responde por 80% da produção no estado. “É um roteiro incrível, contemplando fazendas centenárias, onde o visitante poderá conhecer desde a plantação e beneficiamento do cacau até a produção do chocolate,” afirma.
Com a oficialização do roteiro turístico do estado, Scaramussa acredita que a região poderá receber mais investimentos, incluindo recursos para melhorias na infraestrutura local, como estradas, sinalização e saneamento, por exemplo.