O município de Jaguaré sediará o 1° Fórum Nacional da Pimenta-do-Reino, no dia 7 de novembro. Realizado pela Brazilian Spice Association (BSA), acontecerá no parque de exposições da cidade, a partir das 13 horas. Com temas diversificados nas áreas de tecnologia, inovação e desafios no mercado de exportação, o fórum fortalece a busca por um futuro sustentável para a cadeia produtiva.
A idealização do fórum no Espírito Santo destaca a força do setor considerado o terceiro mais representativo no PIB do agro capixaba com mais de R$780 mil, ficando atrás apenas do café e da celulose.
O fórum abre portas para um amplo debate sobre a cadeia produtiva da especiaria. O público-alvo são os produtores rurais, os pipericultores; empresas exportadoras; instituições públicas e privadas de ensino, assistência técnica e extensão rural; cooperativas e conselhos de classe; consultores; instituições de crédito; associações; dentre outros. Espera-se a participação de mais de 700 pessoas.
O presidente da Brazilian Spice Association, Frank Moro, pontua que durante o fórum serão abordados os avanços e desafios em todos os elos da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, principalmente sobre boas práticas de produção com uso de tecnologia e inovação, com ênfase na sustentabilidade, priorizando o uso de bioinsumos. Manejo sustentável, rastreabilidade, colheita, secagem, tratamentos pós-colheita, mercado e exigências do mercado de exportação também constam na pauta de discussão.
“O fórum nasceu em função da prioridade da BSA assumir o debate com todos os integrantes da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, instituições públicas e privadas, para subsidiar a elaboração de um plano de trabalho com ênfase na sustentabilidade do setor, considerando os aspectos econômicos, sociais e políticas públicas, para assumirmos a liderança mundial na produção e exportação”, comentou o presidente da BSA.
A previsão é de que após realização no Espírito Santo, aconteça nos estados do Pará e da Bahia. “O fórum levará informações atualizadas sobre o mercado e exportação da pimenta-do-reino para os mais de 32 mil estabelecimentos em todo o território nacional. Somente no Espírito Santo temos a maior representatividade, com mais de 11 mil estabelecimentos rurais produtores de pimenta gerando emprego e renda”, completou Moro.
O fórum tem patrocínio do Sicoob, Linhagro, Imader, Orvel, Vitória Motors Jeep, Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), com organização da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios e da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).
Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/muaLJWyAHb5x8NNC8
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
13h00 – Início
13h30 – Abertura com o Secretário-executivo da BSA, Aureliano Nogueira da Costa
13h45 – Palestra de abertura: Panorama do agronegócio capixaba – Michel Tesch, Subsecretário de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura do ES
14h05 – Palestra: Pimenta-do-reino e a segurança dos alimentos – Marco Túlio Bertolino, Químico, M.Sc. em Engenharia Ambiental e Especialista em Segurança dos Alimentos
14h40 – Intervalo | Coffee break
15h10 – Palestra: Uso de biológicos e certificações de sustentabilidade – Dr. José Roberto M. Fontes, Engenheiro Agrônomo e Especialista em Certificações Agrícolas
15h45 – Palestra: Tendências do mercado da pimenta-do-reino – Juliano Câmara, Commodity Broker e Diretor Geral da COREIMEX Representações Ltda.
16h20 – Happy Hour com empresas patrocinadoras
19h30 – Encerramento
Redação Campo Vivo