Preço do café para o consumidor sofre aumento de mais de 16% em um ano

Índice de Preços de Supermercados (IPS) registrou aumento de 2,54% do produto ao consumidor final no mês de agosto

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O preço do café ao consumidor final apresentou alta de 2,54% no mês de agosto, de acordo com o Índice de Preços de Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a FIPE. Com este resultado, o produto acumula alta de mais de 16% nos últimos 12 meses.

Entre dezembro de 2019, período pré-pandemia, e agosto de 2024, o IPS teve alta de 52%. Enquanto isso, o café em pó aumentou mais de 121% para consumidor final.

De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a disparada do preço do café nas prateleiras não é causado nem pelo aumento da demanda doméstica, nem pela redução da produção interna. “O preço do café ao consumidor final paulista tem crescido em decorrência do aumento do preço da commodity no mercado internacional e também por conta da desvalorização cambial. Os países do sudeste asiático, especialmente o Vietnã, importante produtor mundial de café, tem apresentado forte queda de produção, próximo de 20%, motivado pelas alterações climáticas”, explica o especialista.

Segundo Queiroz, a projeção de queda da produção vietnamita, por um lado, eleva os preços do café nas bolsas internacionais e, por outro, estimula a produção da categoria do café em diferentes partes do país, sobretudo no Estado do Espírito Santo.

“Junto com a valorização da commodity no mercado internacional, a desvalorização cambial produz um incentivo maior ao produtor local direcionar a produção ao mercado internacional ou, então, faz com que ele ajuste o preço local ao preço internacional”, conclui.

APAS