As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, a partir da parceria que começa a ser construída entre o Governo do Espírito Santo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Durante a Fruit Attraction 2024, feira internacional realizada em São Paulo, que teve início nessa terça-feira (16) e aconteceu até essa quinta-feira (18), representantes das instituições se reuniram com a equipe da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para traçar estratégias de inserção dos empreendedores capixabas dessas áreas nas próximas ações internacionais promovidas pela ApexBrasil e pela Abrafrutas.
“Esta é uma grande oportunidade para a fruticultura e as especiarias do Espírito Santo ganharem ainda mais reconhecimento de outros países e para os produtores ampliarem as exportações ao mercado externo, ampliando a geração de renda e fortalecendo as cadeias produtivas. Este já é um resultado importante do investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seag, para promover a participação dos empreendedores capixabas na edição brasileira da Fruit Attraction”, considerou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.
O acordo, que começa a ser construído, pretende inserir o Espírito Santo no Projeto Setorial realizado pela ApexBrasil, em parceria com a Abrafrutas desde 2014. O objetivo é promover novos negócios, oferecendo atendimento às empresas brasileiras exportadoras do setor em ações estratégicas, como a participação nas principais feiras internacionais e presença em eventos que contemplem agendas de relacionamento, rodadas de negócio, visitas técnicas e comerciais, além das degustações em várias partes do mundo.
Segundo informações do site da ApexBrasil, somente de janeiro a junho deste ano, o projeto gerou mais de U$S 170 milhões com exportações de frutas brasileiras para mais de 40 destinos.
O próximo passo é a articulação entre Governo e essas associações com os produtores capixabas. “Estamos agendando um encontro com representantes da Apex e da Abrafrutas para apresentar o Projeto Setorial aos empreendedores dessas cadeias produtivas no Espírito Santo, visando inseri-los nas próximas ações internacionais”, revela o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch Simon.
“Aproximar as diversas cadeias produtivas de frutas e especiarias no esforço exportador fortalece a presença do Brasil no exterior, e há diversas oportunidades no estado do Espírito Santo que podem complementar o portfólio que o Brasil oferecerá a potenciais compradores no mercado internacional”, declarou a representante regional da ApexBrasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida.
A reunião realizada durante a Fruit Attraction contou com a participação da comitiva da Seag, da qual também fez parte o secretário executivo da Brazilian Spice Association (BSA), Aureliano Nogueira da Costa; do presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho; do assessor da presidência da ApexBrasil, Silvio Torres; da diretora de Negócios da ApexBrasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida; e do presidente da empresa capixaba Pommer Ginger, Wanderley Stuhr.
Seag