O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para chuvas intensas em áreas do Centro-Oeste, parte do Sudeste e Matopiba nesta quinta-feira (4). A formação de nuvens carregadas é favorecida pela Zona de ConverGência do Atlântico Sul (ZCAS), atuando no Brasil desde o início da semana.
Chove nessas áreas há alguns dias e de acordo com o comunicado oficial do Inmet, nas próximas 24 horas é esperada chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Se confirmada, a precipitação vai continuar levando alívio para áreas que estavam sentido os efeitos da seca nos últimos meses. A tendência é que continue chovendo em toda a região nos próximos dias, inclusive com pontos de atenção para áreas em Goiás e no sul da Bahia, onde a precipitação pode ultrapassar os 60mm em um curto período de tempo.
No Nordeste, além da ZCAS, a Climatempo destaca que a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também favorece a formação de chuvas intensas na área. “Estes sistemas provocam chuva forte em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do interior do Nordeste. A circulação de de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que atua no leste do Nordeste, reduz as condições para chuva”, complementa a consultoria.
Para o Sul do Brasil, os modelos continuam indicando a permanência do ar quente e úmido, o que pode favorecer nuvens carregadas nos três estados. As chuvas podem acontecer com irregularidade e a Climatempo destaca que uma massa de ar seco vai começar a reduzir as condições de chuvas na região nesta quinta-feira (4).
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Notícias Agrícolas | Virgínia Alves