O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Segurança Hídrica publicou Portaria Nº 3.711, de 29 de dezembro de 2023 que institui a criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, inserido nas ações para a implementação da Política Nacional de Irrigação. A criação do polo aumentará em 55% o potencial capixaba de área irrigada, que hoje é de 260 mil hectares.
Assinada pelo secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, o polo tem como sede Pinheiros, município referência em agricultura irrigada, moderna e tecnológica, considerada uma região estratégica para o desenvolvimento irrigado do Espírito Santo.
Ao todo, o polo atenderá 32 municípios, sendo 31 da área de abrangência da Sudene, conforme informou a diretora do Departamento do Ministério, Larissa Rêgo. “Essa iniciativa visa implementar a Política Nacional de Irrigação, por meio de uma colaboração entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estados, municípios e as organizações de irrigantes. A criação dos polos proporciona uma abordagem conjunta para resolver desafios reais e superar obstáculos enfrentados pelos produtores”, explicou.
O presidente da Associação dos Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes), Thiago Orletti, pontuou que a área de abrangência do polo corresponde a 80% de toda a irrigação existente no Espírito Santo. Destacou que uma carteira de projetos já foi confeccionada pela Assipes, com participação ativa do vice-presidente do Grupo Gestor do Polo, Érico Orletti, selecionando cinco prioritários para trabalhar em 2024. Três deles serão encaminhados em breve para o Ministério do Desenvolvimento.
Além de toda infraestrutura necessária, o polo trabalhará junto ao ministério a legislação para garantir mais proteção aos produtores que estão investindo em agricultura irrigada.
“Quando falamos em infraestrutura referimos a construção de barragens e o armazenamento de água de chuva, promovendo uma irrigação sustentável, focada na pegada hídrica, social e ambiental, utilizando o que há de mais modernos no mercado para que o produtor capixaba continue crescendo nas culturas como café, mamão, pimenta e grãos. Tudo isso, conciliado à uma política protecionista, para que os irrigantes tenham segurança mínima para colocar seus projetos no chão e ter retorno do investimento”, explicou o presidente da Assipes.
Municípios de abrangência
Ao todo, 32 municípios abrangem o Polo. São eles: Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, além de Vila Valério e São Roque do Canaã.
Redação Campo Vivo