Sicoob é o maior grupo empresarial do Espírito Santo, segundo IEL

Instituição financeira cooperativa avançou no levantamento realizado pelo IEL

0
85
Foto: Joacir Azeredo

O Sicoob ES é o maior grupo empresarial do ES, segundo levantamento da 25ª edição do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo, divulgado nesta quinta-feira (11).

Para se chegar ao resultado, foram analisados o patrimônio líquido das corporações que, no caso do Sicoob, estava em R$ 2,2 bilhões no momento da avaliação, um crescimento de 15% de 2019 para 2020. Os números da instituição financeira cooperativa foram os melhores na comparação com as demais empresas participantes da pesquisa.

A análise dos maiores grupos empresariais ainda considera os seguintes critérios: a organização precisa ter duas ou mais empresas independentes, formalmente constituídas sob o mesmo controle acionário, cujo capital de origem capixaba seja superior a 50%; ter controle acionário e origem do capital privado; a localização da matriz/sede fiscal deve ser no ES; A constituição da empresa deve ter ocorrido no ES; e a empresa deve possuir unidade operacional no ES.

Crescimento em conjunto

Bento Venturim, presidente do Sicoob, afirma que o reconhecimento concretiza um trabalho coletivo que integra os colaboradores, cooperados e parceiros da instituição. “Há 32 anos temos apostado na união como base para uma atuação focada no desenvolvimento de soluções que propiciem o desenvolvimento conjunto”, ressalta.

Instituição com atuação relevante na liberação de crédito para empreendedores no Estado, o Sicoob ES também se destaca pela forte adesão de pessoas nos últimos anos. Somente em 2021, foram mais de 85 mil novos cooperados conquistados.

O Sicoob Central e suas sete cooperativas (Sicoob Leste Capixaba, Sicoob Sul Serrano, Sicoob Sul, Sicoob Centro-Serrano, Sicoob NorteSicoob Credirochas, Sicoob Sul-Litorâneo), além da Sicoob Corretora de Seguros, aparecem na lista das 200 maiores empresas do Estado, com base em indicadores como receita operacional, lucro e patrimônio líquido.

Atuação estratégica

“O avanço do Sicoob concretiza um trabalho estratégico voltado à inclusão financeira, à oferta de serviços e produtos com custos competitivos e à preocupação em aperfeiçoar as soluções e aumentar a proximidade com os cooperados, indo ao encontro de suas reais necessidades”, pontua o presidente.

A instituição financeira cooperativa também é a melhor empresa de serviços financeiros do levantamento, com base no crescimento das vendas e no faturamento. As sete cooperativas do Sicoob ES aparecem nas lista das 10 melhores empresas. A avaliação foi realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Seis cooperativas do Sicoob ES ainda figuram entre as dez maiores empresas de serviços financeiros e seguros (Sicoob Leste Capixaba, Sicoob Sul-Serrano, Sicoob Sul, Sicoob Centro-Serrano, Sicoob Norte e Sicoob Credirochas), além da Sicoob Corretora de Seguros. Nessa lista, foram considerados os volumes de receitas operacionais líquidas (ROL).

O Anuário IEL divulga informações estatísticas e de avaliação do desempenho econômico-financeiro das 200 maiores empresas que atuam em diversos setores da economia no Espírito Santo.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 485 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.

Informações de assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here