Barragem para reservação de água é entregue a produtores rurais de Linhares

Ainda esta semana, os maquinários seguirão para São Rafael, onde serão construídas outros três reservatórios

0
57
Foto: Secretaria de Agricultura de Linhares

Na terça-feira passada (28), mais um reservatório de água foi entregue à comunidade do distrito do Farias. Essa é a 16ª barragem já construída no município pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares e, ainda esta semana, os maquinários seguirão para São Rafael, onde serão construídos outros três reservatórios.

A barragem tem capacidade de armazenar 17 milhões de litros de água, o correspondente a uma área alagada de 2,8 hectares. O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que a água é um recurso indispensável para a produção agropecuária e, neste momento, o Brasil vem passando por dificuldades hídricas. O secretário comentou também que na semana passada, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) emitiu um alerta de atenção de escassez hídrica no Espírito Santo.

“Em Linhares, temos observado, por meio de relatos de produtores, que as barragens têm permitido o armazenamento onde não teria água ou teria com muita dificuldade neste período do ano. Aliado às barragens temos as caixas secas construídas nas propriedades rurais que dentre as inúmeras funções está a de inibir o assoreamento, haja visto que os sedimentos sólidos decorrentes das chuvas iam parar nos rios ou nascentes e, agora, são armazenadas nas caixas, o que poderia limitar o fornecimento de água”, explicou o secretário, lembrando que no município foram construídas quase 6 mil caixas secas, que são reservatórios de água escavados (buracos) às margens das estradas.

 

Planejamento evitou escassez

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof), José Domingos Soprani, disse que graças ao planejamento realizado pelo município, via Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, a escassez de água não atingiu os produtores da localidade, ao contrário do ocorrido em anos anteriores.

“Se não fossem as barragens e as caixas secas que ajudaram muito na preservação das nascentes, 90% dos produtores já estariam sem água, como aconteceu de 2016 a 2018, anos que passamos muito aperto. O produtor só pode plantar se tiver água e esse planejamento da Secretaria de Agricultura tem nos permitido tocar a produção. Se não fossem as barragens para segurar as águas das chuvas elas teriam ido embora. Nossas barragens estão no nível correto de armazenagem de água”, disse Soprani.

Este é o terceiro edital do Processo Seletivo para a construção de pequenas barragens e contempla dois reservatórios no distrito do Farias, que já foram entregues à comunidade, e outros três em São Rafael. As cinco barragens têm capacidade para armazenar 73 milhões de litros de água e demandam um investimento de R$ 500 mil de recursos próprios do município.

Site de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here