Coronavírus: laboratório Central do ES deve realizar mais de 2 mil testes por dia a partir de setembro

De acordo com a secretaria de saúde, um projeto está sendo preparado e deve ser concluído ainda nesta semana para a realização ampla de testes também em estudantes

0
73
Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que vai ampliar a quantidade de testes de covid-19 no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa na última terça-feira (26), a partir de setembro, a unidade deve passar fazer mais de 2.500 testes por dia.

Atualmente, o Estado realiza em média entre 1.000 e a 1.100 testes diariamente. Porém, segundo a Sesa, esse número está abaixo da capacidade do laboratório, que é de 1.500 exames.

Testagem em estudantes

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, um projeto está sendo preparado e deve ser concluído ainda nesta semana para a realização de testes em estudantes.

O monitoramento será fundamental para a retomada das aulas presenciais, que ainda não há data específica para acontecer. Porém o assunto está sendo discutido pelo Governo Estadual com os setores envolvidos e, possivelmente, ainda nesta semana, o governador Renato Casagrande, poderá anunciar novidades.

“Nós entendemos de que existe um amadurecimento grande quanto ao protocolo publicado e apresentado para o setor, e que se ele for respeitado e, havendo condições para a retomada, ele pode garantir uma redução do risco. No entanto, para isso, é necessária a honestidade no cumprimento do protocolo. O respeito as regras poderá garantir a retomada mais ampla de atividades. Hoje, não há condições de afirmar o retorno imediato, mas estamos amadurecendo o tema”, disse o secretário Nésio Fernandes.

De acordo com o secretário, o mês de agosto deve se consolidar como o mês de transição para a queda de casos e mortes e que em setembro, mais medidas para flexibilização de setores e atividades sociais devem ser tomadas.

Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here