Governo vai abrir inscrições para 2.500 carteiras de motorista de graça

0
763

Quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas não tem condições de pagar, terá mais uma oportunidade de obter o documento de graça a partir de setembro.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Givaldo Vieira, as inscrições para a segunda etapa do programa CNH Social serão abertas em setembro, em data que ainda será divulgada.

No primeiro semestre de 2019, quando o programa foi lançado em sua nova versão, 56 mil pessoas se inscreveram para obter a habilitação gratuita, sendo que 2.500 foram contempladas, como previa o programa do governo do Estado.

Segundo Givaldo Vieira, uma reunião será realizada nesta sexta-feira (16) em Brasília para tratar da melhoria no acesso aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O candidato que pretende concorrer a uma CNH gratuita precisa estar inscrito no CadÚnico. Além disso, também é preciso possuir renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.996).

Atualmente, o valor para tirar a carteira nas categorias A (moto) ou B (carro), incluindo as taxas, varia em torno de R$ 2 mil.

Até 2022, o governo do Estado pretende contemplar 25 mil moradores do Espírito Santo com a carteira gratuita.

Das 5 mil vagas deste ano, 40% serão para a obtenção da primeira CNH, nas categorias A, B ou AB (moto e carro); 20% serão para adição das categorias A ou B; e 40% para mudança para categorias D (ônibus, por exemplo) ou E (carreta). Além disso, 5% do total será destinado a pessoas com deficiência.

Cursos

Também a partir de setembro, o governo do Estado promete oferecer cursos gratuitos para quem foi habilitado pelo programa CNH Social. A ideia é garantir a esses condutores a formação profissional como motorista de ambulância, de transporte escolar e de transporte com carga perigosa, por exemplo.

“Já temos a minuta do projeto de lei pronta. Ele será enviado em breve para a Assembleia Legislativa e vamos pedir aprovação o mais rápido possível, pois queremos abrir essas vagas de cursos ainda este ano”, disse Givaldo Vieira.

Tribuna Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui