Legislativo homenageia Dia do Agricultor

Pessoas que trabalham pelo fortalecimento do setor agrícola receberam comenda em sessão solene nesta quarta (10)

0
40
Fonte: Pixabay/Divulgação

Para marcar o Dia Nacional do Agricultor, celebrado em 28 de julho, a Comissão de Agricultura realizou sessão solene no Plenário Dirceu Cardoso nesta quarta-feira (10), ocasião em que 29 homenageados receberam a Comenda do Mérito Agrícola que é conferida anualmente aos produtores, trabalhadores rurais, técnicos e pesquisadores do setor agropecuário.

Autora da Resolução n° 5.247/2018, que instituiu a Comenda do Mérito Agrícola, a deputada e presidente do colegiado, Janete de Sá (PMN), abordou a importância da agricultura para a economia capixaba. Ela lembrou que, embora com pouca extensão, o Espírito Santo se destaca no Brasil e exterior por sua enorme capacidade produtiva.

“Nosso Estado tem na agricultura sua principal base de desenvolvimento socioeconômico, sendo primordial para 80% dos municípios. Por isso, todos os envolvidos com o setor agrícola, seja ele pesquisador, extensionista, representantes públicos e privados ligados ao setor e produtores, que fazem da nossa agricultura referência para o Brasil e até para o mundo devem ser homenageados” disse.

Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto citou a união como fator essencial para o trabalho que tem sido desenvolvido para alavancar a agropecuária capixaba. Segundo Foletto, o trabalho envolve apoio ao cafeicultor do Sul do Estado, organizar a pesca e cafeicultura, adequar a pecuária de leite e reorganizar a agricultura familiar.

“O apoio que o Governo do Estado está recebendo do Legislativo e dos produtores tem ajudado na travessia desse momento de alavancada do crescimento da economia capixaba, que depende, em grande parte, do trabalho do homem do campo”, afirmou.

Homenageados

A primeira homenagem foi póstuma, ao pioneiro no setor de frigoríficos no Espírito Santo, o pecuarista Floriano Siqueira Varejão, cuja comenda foi recebida pelos familiares em plenário.

“Meu pai ensinou que trabalho promove riquezas e tira as pessoas de caminhos ruins. Ele ensinou que trabalho sempre rende bons frutos”, disse o filho do homenageado, Edivaldo Varejão.

Já o superintendente geral do Movimento de Educação Promocional do Espirito Santo (Mepes), Idalgizo José Monequi, foi o único a receber a Comenda Loren Reno. Na oportunidade, Monequi entregou uma placa ao presidente-diretor do Mepes, Darcy Schaefer. Criada pela Resolução n° 1.370/1982, a Comenda Loren Reno é conferida a personalidades que se destacam em atividades parlamentares, educacionais, Industriais, empresariais e artísticas.

Participaram do evento os deputados Torino Marques (PSL), Marcos Garcia (PV), Adilson Espíndula (PTB), Raquel Lessa (Pros), o presidente da Cooperativa de Café de São Gabriel e o presidente do Instituto de pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Antônio Carlos Machado.

Os outros homenageados com a Comenda do Mérito Agrícola foram:

José Renato Casagrande
Ademar Kerckhoff
Aalair Elias Gagno
Antonio Carlos Machado
Antonio de Padua Motta
Antônio Joaquim de Souza Neto
Aureliano Nogueira da Costa
Carlos Aandré dos Santos de Oliveira
Carlos Roberto Rafael
Cláudia Gregório
Denilson Potratz
Evair Vieira de Mello
Fabiano Tristão Aalexandre
Fernanda Maria Parmanhane
Franco Fiorot
Frederico de Almeida Daher
José Pupim
Julio Cesar Mendel
Julio da Silva Rocha Junior
Romário Gava Ferrão
Paulo Roberto Foletto
Washington Henrique Machado
Ozílio Partelli
Erasmo Carlos Negris
Eliseu Bonomo
Helen Barbosa Ayub
João Marcos Machado
Jorge Luiz Nichio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here