Processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau segue até dia 28 de junho

Inscrições são realizadas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares

0
183
Foto: Secom Linhares

As inscrições do processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau que custará ao produtor de Linhares R$ 1,60 seguem até o dia 28 de junho. No mercado, o preço de uma muda de cacau custa mais de R$ 5. A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura. O valor arrecadado será destinado direto ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos na retomada da produção de cacau nas áreas afetadas por doenças e estiagem prolongada. Os produtores selecionados vão receber assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As inscrições são realizadas das 8h às 11h e das 13h às 16h na sede da Secretaria Agricultura, localizada na Av. Comendador Rafael, nº 1743, no Centro da cidade. O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que as mudas de cacau são enxertadas em tubetes das variedades PS 1319 e CCN 51 e cada produtor receberá até mil mudas, respeitada sempre a quantidade que a propriedade beneficiada comporta, por meio da entrega de atestado emitido pela Ceplac / Incaper. “Em breve lançaremos mais um novo edital com mais 30 mil mudas que serão adquiridas de viveiros credenciados”, frisou.

Para se inscrever, é preciso estar atento a alguns critérios como: comprovar que a propriedade em que pretende plantar as mudas está localizada em áreas de sistemas agroflorestais, conhecidas como cabruca, composta por agricultores familiares; possuir carta de aptidão do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), expedida pelo Incaper, ou outra instituição que tenha autorização para essa expedição; e possuir na propriedade um sistema de irrigação na lavoura, visando assegurar a vitalidade e o pleno desenvolvimento das mudas que serão disponibilizadas, ou, na ausência desse sistema possuir declaração emitida pela Ceplac ou Incaper, atestando a viabilidade técnica do plantio.

O período de análise dos documentos acontecerá entre os dias 1º e 5 de julho e a visita na propriedade para verificar a validade das informações será dos dias 8 a 19 do mesmo mês. Os resultados com as classificações estarão disponíveis no dia 23 de julho, a partir das 13 horas. As mudas serão retiradas no viveiro da Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP), pertencente à Ceplac.

É possível acessar o edital completo sobre o processo seletivo para distribuição de mudas clicando aqui.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here