O comércio no Espírito Santo registrou um crescimento de 8,3% nas vendas, no mês de junho deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2017, segundo uma pesquisa da Federação do Comércio no Espírito Santo (Fecomércio-ES).
O diretor da entidade, José Carlos Bergamin, disse, em entrevista ao Bom Dia ES desta segunda-feira (20), que, em junho, houve aumento nas vendas do setor de eletroeletrônicos, como televisões, por causa da Copa do Mundo. No entanto, destacou que a tendência é estabilizar esse número de crescimento.
“Se nós imaginarmos o conjunto do varejo, de 10 categorias principais pesquisadas, sete tiveram crescimento. Alguns itens diminuem, outros sobem e eu acredito que nós nos normalizaremos, considerando que o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, é que está puxando tudo para cima”, falou.
Bergamin disse ainda que, com o cenário pós-recessão, as pessoas voltaram a comprar em prestações com prazo mais longo, o que é importante para a recuperação da economia.
“A situação não é muito confortável, as famílias ainda vivem com dificuldade, mas há um cenário de que não vai piorar. Então, as compras que foram adiadas estão acontecendo agora”, destacou.
G1 ES