A Alemanha foi eliminada na fase de grupos da Copa da Rússia pela primeira vez na história dos mundiais. Antes, a pior campanha alemã havia sido uma desclassificação nas oitavas de final do torneio, em 1938, na Itália.
Nesta quarta-feira (27), o time alemão, atual campeão mundial, perdeu para a Coreia do Sul por 2 a 0 e, com a vitória da Suécia sobre o México (3 a 0), ficou na terceira posição do Grupo E.
A tragédia alemã foi decretada com um gol do sul-coreano Kim Young-Gwon, definido pelo VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês).
Aos 47 minutos do segundo tempo. O jogador asiático estava à frente, mas a bola bateu em um defensor alemão. A arbitragem reviu o lance e validou o gol. Na sequência, aos 50 minutos, Son Heung-Min fez o segundo gol dos sul-coreanos de deu números finais ao jogo. O resultado deixou a Alemanha na lanterna do Grupo F.
A seleção alemã era apontada como uma das favoritas ao título na Rússia. A equipe comandada pelo técnico Joachim Löw passou por uma reformulação desde a Copa no Brasil, mas manteve vários nomes consagrados, casos do goleiro Neuer e do atacante Thomas Müller.
A zebra começou a ser desenhada logo na estreia, quando a poderosa Alemanha foi derrotada pelo México por 1 a 0, no estádio Luzniki, em Moscou, no último dia 17.
Nesta terça, os alemães não conseguiram superar a modesta Coréia do Sul. O empate em 0 a 0, na Arena Kazan, decretou um dos mais improváveis fiascos da Copa.
Participações em Copa
Das 21 edições de Copa do Mundo, a Alemanha chegou 13 vezes entre os quatro primeiros colocados. São quatro títulos (1954, 1974, 1990 e 2014), quatro vice-campeonatos (1966, 1982, 1986 e 2002). Os alemães não estiveram presentes apenas em duas Copas (1930 e 1950).
Folha Vitória